Título: Lagarde assume o FMI
Autor: Batista, Vera
Fonte: Correio Braziliense, 29/06/2011, Economia, p. 11

Pela primeira vez, o Fundo Monetário Internacional (FMI) será chefiado por uma mulher. A ministra das Finanças da França, Christine Lagarde, 55 anos, foi nomeada ontem diretora-gerente da instituição. Ela assume o mandato de cinco anos na segunda-feira, em meio à forte crise na Grécia. Ampla favorita, ela disputou com o presidente do Banco Central do México, Agustin Carstens, 53 anos, depois da renúncia de Dominique Strauss-Kahn, acusado de agressão sexual contra uma camareira em Nova York.

O Brasil apoiou Lagarde só um minuto antes do comunicado oficial do FMI. Nas últimas semanas, Lagarde e seu adversário fizeram campanha em vários países do mundo, além de apresentar seus projetos aos 24 membros do Conselho do Fundo.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o processo de deliberação foi curto e não permitiu discussões aprofundadas, mas que a escolha de Lagarde se deveu à sua experiência, ao conhecimento das questões mundiais e ao comprometimento em continuar as reformas. ¿Significa não permitir retrocessos e aumentar a posição dos países emergentes, hoje com mais voz e votos nas decisões do Fundo¿, assinalou.