Título: Declarações polêmicas
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 29/06/2011, Cidades, p. 19
Autoridades e especialistas ouvidos pelo Correio ficaram surpresos com as declarações do ex- embaixador norte-americano no Brasil, John Danilovich, que se referiu à Câmara Legislativa do Distrito Federal como uma casa "nunca conhecida pela alta qualidade do seu trabalho".
Professor de história contemporânea da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em política externa dos Estados Unidos, Virgílio Arraes explicou que é uma tradição do mundo anglo-saxão se preocupar com registro histórico das utilidades governamentais. Entretanto, Arraes avaliou que Danilovich não se cercou de fontes oficiais.
"O embaixador terminou registrando impressões que ele colheu junto a pessoas da sociedade de Brasília, ainda que carentes de provas. E isso não tem nada a ver com a política externa norte-americana nem com relacionamento bilateral entre os dois países. Além do juízo de valor usado no texto."
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no DF, Francisco Caputo, avaliou que o ex-embaixador exagerou na escolha dos adjetivos utilizados para descrever a Câmara Legislativa. Entretanto, Caputo considerou pertinentes as considerações relativas a necessidade de mudanças na política local.
"A OAB-DF comunga com as opiniões (do embaixador) quanto à necessidade de depuração da política praticada no DF. Esse texto é antigo e realmente demonstra uma leniência do nosso povo com esses políticos envolvidos em atos de corrupção. No entanto, não concordamos com os termos grosseiros que foram usados com relação a Câmara Legislativa", completou.
A hoje deputada federal Érika Kokay (PT) foi citada no relatório pela pretensão de deixar a vida pública. "Eu não tenho intenção de ficar aqui. Este lugar é uma não-entidade". Ela admite que cogitou a possibilidade de abandonar a política caso Carlos Xavier não fosse cassado. "Isso não significa que a instituição tem que ser desqualificada dessa forma. Uma coisa é o Poder Legislativo, um dos mais democráticos e plurais e outra são parlamentares que não honram a legislatura."