SÃO PAULO- Após o convite feito ao senador não reeleito Eduardo Suplicy (PT) para comandar a Secretar ia de Direitos Humanos, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), chamou para sua equipe outro político petista derrotado nas eleições do ano passado: o ex-ministro Alexandre Padilha, que perdeu a disputa para o governo paulista, assumirá Secretaria municipal de Relações Governamentais.Sondado desde segunda-feira para três secretarias, Padilha aceitou ontem o convite de Haddad para assumir o posto ocupado atualmente por Paulo Frateschi, que já pretendia deixar a pasta. Subprefeituras e a Secretaria de Saúde, cargo que o obrigaria a se relacionar como governador Geraldo Alckmin (PSDB), foram descartadas pelo ex-ministro da Saúde.

— Qualquer convite que vem do prefeito é uma convocação, e eu quero trabalhar para ajudar o prefeito a implantar as mudanças que estão em andamento — afirmou Padilha, por meio de sua assessoria. Na expectativa pelo nascimento da filha e com projetos acadêmicos, Padilha hesitava assumir uma função executiva. Agora, deverá desempenhar papel semelhante ao que executou à frente da Secretaria de Relações Institucionais no segundo governo Lula. O ex-presidente deu aval para a articulação que levou ao convite. Caberá a Padilha ser o interlocutor de Haddad com os 55 vereadores e os movimentos sociais. Lula e Haddad pretendem que Padilha faça política na rua, e não no gabinete, mantendo-se em evidência para as eleições de 2018 — além de amenizar o desgaste do prefeito com a base aliada e os movimentos sociais. O ex-ministro da Saúde foi um das principais apostas de Lula nas eleições de 2014.

No entanto, Padilha ficou em terceiro lugar na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, um dos piores resultados do PT no estado de São Paulo. Também ontem Suplicy, que tem mandato de senador até o dia 31, foi oficializado como novo secretário de Direitos Humanos. Haddad trocou seis secretários este ano. Além de Suplicy e Padilha, o deputado Gabriel Chalita (PMDB) assumiu a Secretaria de Educação, no lugar de Cesar Callegari (sem partido). O vereador Marco Aurélio Cunha (PSD) assumiu a Secretaria de Turismo, antes ocupada por Wilson Poit. E Marcos Nobre, indicado pelo PR, foi para Negócios Jurídicos no lugar de Luís Massonetto. O convite aos três é parte da estratégia para a campanha de Haddad à reeleição em 2016. Roberto Porto (PMDB), que estava à frente da Secretaria de Segurança Urbana, assumiu a Controladoria-Geral. O PMDB indicará novo nome para a pasta. O vereador Nabil Bonduki substituiu Juca Ferreira, novo ministro da Cultura, na Secretaria de Cultura.