Título: O mineiro de Juiz de Fora
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 03/07/2011, Política, p. 2

Embora tenha nascido no mar, no litoral baiano, Itamar fazia questão de dizer que era da cidade que governou duas vezes

"Juiz de Fora tem um amor inabalável por ele. Mas chegou a hora de descansar." O lamento da aposentada Maria Maria Margarida Martins, de 65 anos, foi repetido de conversa em conversa ontem na cidade da Zona da Mata. Ao saber da morte do ex-presidente Itamar Franco, moradores se reuniram na Praça Henrique Alfred, no Centro do município, para trocar informações sobre o velório. Entre as homenagens ao senador, que foi prefeito do município por duas vezes, a primeira já foi anunciada: a Avenida Independência, construída na gestão dele, deve ser rebatizada como Presidente Itamar Franco.

A previsão é de que o corpo chegue de São Paulo às 8h e o velório deve ocorrer, na Câmara Municipal, até a noite de hoje. As primeiras coroas de flores chegaram no início da tarde em Juiz de Fora. Com a expectativa de que o corpo chegasse ainda ontem, moradores encheram a Câmara Municipal, no Centro da cidade. No local, a Polícia Militar e o cerimonial da prefeitura passaram o dia programando o velório.

O corpo deve passar o dia todo em Juiz de Fora e seguir para Belo Horizonte amanhã de manhã.Itamar cresceu em Juiz de Fora, onde também iniciou a vida política como prefeito em 1966. Mas, antes de comentar a trajetória que o levou à Presidência da República, moradores fazem questão de destacá-lo como um cidadão comum da cidade. "Quando Itamar era estudante, ele frequentava a minha pizzaria. Era muito simples e simpático. Não gostava de se exibir e nos tratava com muito carinho", afirma o aposentado Domingos Silva, de 72. Segundo ele, mesmo nos tempos em que Itamar exerceu cargos públicos em outras cidades, sempre visitava Juiz de Fora, mantendo apartamento no Centro da cidade.

"A cidade não enxergava Itamar como prefeito, senador, governador ou presidente. Ele sempre foi um amigo de Juiz de Fora", comenta o prefeito Custódio Mattos (PSDB). Ele pretende enviar à Câmara Municipal projeto de lei para rebatizar uma das principais vias da cidade. De acordo com Mattos, uma das ações de Itamar como prefeito foi canalizar córrego no local, que alagava o centro da cidade em períodos chuvosos, construindo a Avenida Independência. Sem conter as lágrimas, a aposentada Maria Margarida Martins se lembra de que Itamar ajudou sua mãe em momento difícil. "Ainda era muito novinha, quando meu pai foi encontrado morto. Minha mãe tinha outros três filhos e passou muito aperto. Procurou o Itamar na prefeitura e ele nos socorreu", relata.