Título: Reconhecimento dos Três Poderes
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 03/07/2011, Política, p. 2

Autoridades destacam o legado deixado pelo ex-presidente tanto na área econômica quanto na firmeza para lidar com desvios de conduta na máquina pública

Autoridades dos Três Poderes da República são unânimes ao reconhecer que Itamar Franco é um personagem que ficará marcado na história brasileira como homem público que tornou o Brasil mais democrático e forte economicamente. Políticos e juristas ouvidos pelo Correio ressaltam que o ex-presidente da República jamais se viu envolvido em escândalo de corrupção. O vice-presidente da República, Michel Temer, classificou Itamar de inovador. "Por sua obra inatacável, Itamar Franco merece o respeito e o agradecimento de todos os brasileiros, do povo mineiro e de sua cidade tão reverenciada, Juiz de Fora."

Para o senador Aécio Neves (PSDB-MG), a morte de Itamar é uma perda profunda para Minas Gerais e para o Brasil. "Nunca foi omisso e, no exercício da Presidência e do governo, honrou as melhores tradições de Minas sendo implacável na defesa do interesse público."

O deputado Roberto Freire (PPS-SP), presidente do partido pelo qual Itamar foi eleito senador em 2010, não esperava a morte do ex-presidente, mesmo depois da leucemia ter sido diagnosticada. "Eu acreditava que ele pudesse melhorar. Mas confesso que ontem (sexta-feira), quando o hospital divulgou a nota de que o estado de saúde dele era grave, senti que aquilo era um prenúncio de que isso (a morte) poderia ocorrer", conta. "Perdi um amigo. Perdemos todos nós um grande homem público. No seu governo, do qual tive a honra de ser líder na Câmara, Itamar marcou e transformou a história econômica do país com a criação do plano real", recorda Roberto Freire.

Na opinião do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), Itamar ficará marcado pela voz crítica presente nos momentos oportunos. "Não tolerou corrupção, recuperou a autoestima do Brasil depois do impeachment e fez o plano real."

O líder do DEM no Senado, Demostenes Torres (DEM-GO), avalia que Itamar deixará um exemplo de homem público a ser seguido pela atual e futuras gerações. "Deixa o já saudoso Itamar Franco um legado de honestidade, resistência democrática, esforço, trabalho, resultado, eficiência e respeito", diz o parlamentar goiano.

Telegrama O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, também lamentou a morte de Itamar, de quem era amigo. Ele enviou telegrama aos familiares do ex-presidente. O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, ressalta a grandeza de Itamar Franco. "Perde a República um homem de posturas muito firmes e definidas. Fica o exemplo, principalmente no meio político, de um homem público que jamais atuou com reservas. Aguardamos que esse exemplo frutifique, a partir desse momento tão triste para todos nós."

Já o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, considera que o Brasil perde "o estadista que, com coragem e tirocínio, implantou o mais notável e engenhoso plano de estabilização econômica da história do país". A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também lamentou a morte de Itamar. "A OAB expressa o mais profundo pesar diante do falecimento de Itamar Franco, cujo legado para história contemporânea transcende aquele de ter promovido a estabilidade econômica no país", afirma o presidente da entidade, Ophir Cavalcante.