Cotado para disputar a Presidência em 2018 pelo PSDB, o governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, busca fortalecer a aliança com o PSB no Estado e anunciou ontem a indicação de seu futuro vice, o dirigente pessebista Márcio França, para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O PSB comemorou a nomeação para a secretaria que cuida do ensino técnico e tecnológico. A expansão de Etecs e Fatecs poderá servir de bandeira social para o partido e ajudar na capilarização do PSB em todo o Estado.

Integrante da Executiva nacional do PSB e presidente do diretório estadual de São Paulo, França poderá cuidar também do Turismo - Pasta que foi comandada pelo pessebista nesta gestão. A Secretaria de Turismo poderá ser fundida com a de Desenvolvimento Econômico, dando mais força e recursos ao futuro vice-governador. Alckmin, no entanto, ainda estuda se vai extinguir a Pasta, segundo França.

O vice sinalizou que a dobradinha entre PSDB e PSB poderá se repetir nas próximas eleições, em 2016 e 2018. "A convivência aproxima as pessoas", disse, em entrevista na sede do governo. "Se convive bem, acaba continuando junto e assim vai caminhando", afirmou, ao ser questionado sobre a manutenção da aliança. A divulgação do nome de França para a secretaria, voltada para a imprensa, estava repleta de integrantes do PSB.

Nas eleições deste ano, França costurou o acordo com o PSDB à revelia de Marina Silva, candidata do PSB à Presidência da República, que terminou em terceiro lugar.

O dirigente pessebista citou o acordo firmado ontem em Brasília entre PSB, Solidariedade, PPS e PV para a formação de um bloco parlamentar na Câmara e afirmou que esse bloco deve se repetir em São Paulo, na Assembleia Legislativa, com a adesão também do PR.

Ao falar sobre as prioridades na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o dirigente do PSB afirmou que pretende implementar a "economia criativa" nas Fatecs e que deverá dar ênfase a cursos de gastronomia, designer, moda e cultura, entre outros. França disse que Alckmin quer levar Fatecs e Etecs a regiões mais carentes do Estado e fazer projetos "com mais impacto social".

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi ocupada pelo atual vice, Guilherme Afif Domingos (PSD), que é ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa no governo Dilma Rousseff. Foi dirigida também por Alberto Goldman (PSDB) e pelo próprio Alckmin na gestão de José Serra (PSDB). Tanto Goldman quanto Alckmin assumiram o comando do Estado depois de passarem pela secretaria.

O governador desconversou quando questionado se França assumirá o governo na sucessão estadual. O tucano poderá deixar o cargo no início de 2018 para concorrer à Presidência. "Tem dois ansiosos: jornalistas e os políticos", afirmou, repetindo uma frase que sempre diz.