O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fizeram cobranças ao Congresso e ao Poder Executivo de aprovação de aumento salarial para os servidores do Judiciário e do Ministério Público. A cobrança foi feita na sessão de encerramento do ano judiciário na Corte, na qual também foi feito um balanço dos trabalhos, com destaque para as estatísticas de melhora na produtividade.

- Esforços contínuos durante todo o ano foram feitos para valorizar os planos de carreira dos servidores, o que, infelizmente, não se concretizou ao final desta legislatura. Seguiremos comprometidos em continuar tentando a todo custo junto aos poderes Legislativo e especialmente ao Executivo a valorização dos vencimentos - disse Lewandowski.

O procurador-geral da República endossou a fala do ministro do STF:

- Seguiremos comprometidos em continuar tentando junto ao Legislativo, em especial, e ao Executivo a merecida e inadiável valorização dos vencimentos.

STF aumenta produtividade

Na sessão de encerramento, Lewandowski divulgou estatísticas que apontam para uma melhora de produtividade no Supremo em 2014. Foram proferidas ao longo do ano 110,6 mil decisões, aumento de 22,9% em relação ao ano anterior. O volume de votações em plenário cresceu 5,5%, e nas Turmas o índice chegou a 23,22%. O número de processos em tramitação caiu de 67 mil para 56 mil, redução de 16,4%. Isso ocorreu mesmo com o aumento das demandas recebidas, que saltaram de 72 mil para 78 mil.