O ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentou ontem à missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) um material com algumas medidas que foram preparadas pela pasta e que devem ser adotadas para melhorar a economia brasileira. Segundo o Valor apurou, na reunião, Mantega admitiu que são necessários ajustes e apresentou medidas e reformas que já foram mapeadas pelo governo, entre elas mudanças nas regras para a concessão de pensão por morte, que ajudarão a melhorar as contas da previdência.

Entre as ações em estudo está a determinação de um período mínimo de contribuição para que o dependente tenha direito a receber a pensão. O material preparado por Mantega já foi entregue à presidente Dilma Rousseff. Também foram sugeridas mudanças no seguro-desemprego.

Na reunião com os representantes do fundo, Mantega destacou que a economia brasileira é estruturalmente sólida e que os problemas enfrentados são de caráter conjuntural, causados por questões como a crise financeira internacional, a seca e a escassez de crédito dada pela política monetária mais restritiva, que tem afetado a atividade econômica.