Título: Onde dobrou a população
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 02/07/2011, Brasil, p. 10

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram ainda que, no país, quase 400 bairros pelo menos dobraram a população nos últimos 10 anos. Sete dos 10 bairros com maior crescimento populacional estão em áreas industriais da Região Sudeste. Lidera o ranking o Industrial Miguel de Luca, em Varginha (MG), com um salto de sete residentes, em 2000, para 2.147 no ano passado, mais de 300 vezes a população do início da década. No mesmo município, o bairro Industrial JK viu o número de moradores se multiplicar por 37 em igual período: de 28 para 1.049.

No Distrito Federal, a região que mais cresceu em número absoluto de habitantes foi Taguatinga, que saiu de 243 mil pessoas em 2000 para 361 mil no ano passado. Apesar do aumento expressivo, Taguatinga não ameaça a soberania de Ceilândia como subdistrito mais populoso na unidade federativa, com 402 mil moradores, ante 344 mil há 10 anos.

Novas ocupações Segundo Júlio Miragaya, diretor de Gestão de Informações da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), diferentemente das localidades industriais, o crescimento no número de habitantes nos subdistritos brasilienses pode ser interpretado a partir do surgimento de novas áreas de ocupação. "A região que o IBGE considera como Taguatinga, por exemplo, inclui Águas Claras, que é provavelmente onde houve o grande salto nesse período", argumentou. Raciocínio semelhante se aplica ao Riacho Fundo, que cresceu 73% em 10 anos, puxado pelas ocupações no Riacho Fundo 2.