Título: O Censo nos mínimos detalhes
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 02/07/2011, Brasil, p. 10

IBGE lança ferramenta que fornece informações aprofundadas sobre o último levantamento demográfico feito no país. Por meio de imagens de satélite, é possível descobrir a idade e o sexo dos moradores de mais de 14 mil bairros brasileiros

O Brasil conta com uma população de mais de 20 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos. Que tal se esse mesmo dado pudesse ser destrinchado em 316.574 setores do país? Uma ferramenta divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Sinopse por Setores, tornou a análise possível. Dados do Censo 2010 relacionados a elementos como idade, sexo, densidade demográfica e domicílios podem ser encontrados em mapas digitais de alta precisão, feitos a partir de imagens de satélite de todo o Brasil. Além da possibilidade de retratar os chamados setores censitários ¿ que agrupam em média de 250 a 300 domicílios ¿, a ferramenta pode ser utilizada para revelar dados dos 14.213 bairros brasileiros, onde estão incluídos todos os setores.

A ferramenta permite identificar, por exemplo, o bairro com a população mais idosa do país em termos absolutos: Copacabana (RJ) conta com 43.431 moradores com 60 anos ou mais ¿ o número é praticamente o mesmo de toda a população idosa do Acre (46.926). Ao se considerar proporcionalmente a quantidade de idosos com a população, um dos bairros com mais moradores que estão na terceira idade é Clube de Campo, em Piracicaba (SP), onde 557 dos 668 moradores (84%) viveram pelo menos seis décadas. A explicação, nesse caso, é a presença de um asilo, onde mais de 500 leitos são oferecidos. De acordo com o IBGE, a ferramenta poderá ser amplamente utilizada no planejamento de ações institucionais e de políticas públicas. "O mapa possibilita uma série de aplicações estatísticas, socioeconômicas e demográficas", enfatiza a técnica de Estruturas Territoriais do IBGE Silvana Camboim.

A assessora de Supervisão de Disseminação de Informação do instituto no Distrito Federal, Gabriela Chagas Dornelles, reforça que a aplicação da ferramenta no DF é fundamental para a análise de administradores das Regiões Administrativas (RAs). "Aqui há 30 regiões, mas o IBGE só trabalha com 19 porque as demais não tiveram território definido em lei. Mas com o detalhamento por setores, o próprio administrador de Águas Claras pode fazer uma estimativa da sua população, já que, para o IBGE, ela pertence a Taguatinga", exemplifica.

Na ferramenta do IBGE, o DF está enquadrado em uma estatística à parte, porque, na capital federal, a divisão do município é feita por subdistritos em vez de bairros. No entanto, a ferramenta apresenta mapas dos setores que podem ser analisados individualmente. O mapa da população idosa da RA Brasília, por exemplo, revela que existem mais idosos na Asa Sul do que na Asa Norte. Ainda segundo o IBGE, o Lago Sul é a região com o maior percentual de idosos na sua população (19,98%), seguido de Brasília (13,87%) e do Lago Norte (12,67%).

Acesse A ferramenta está disponível no endereço http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopseporsetores/