Título: Receita teme perda fiscal
Autor: Lyra, Paulo Tarso de
Fonte: Correio Braziliense, 02/07/2011, Econoia, p. 17

A equipe econômica do governo ¿ satisfeita com a decisão do deputado federal Maurício Trindade (PR-BA) de manter a correção da tabela do Imposto de Renda (IR) em 4,5% ¿ ainda negocia um ponto no relatório elaborado pelo parlamentar baiano: a criação de uma dedução no IR para que as empregadas domésticas tenham direito a planos de saúde.

A resistência da Receita Federal não se refere ao benefício em si, mas no caminho encontrado pelo relator para conceder a benesse. Trindade incluiu esta dedução ¿ que varia de R$ 70 a R$ 80 ¿ no chamado imposto a pagar. Desta maneira, o governo passará a ser obrigado a arcar integralmente com os custos do plano de saúde.

O Correio apurou que a proposta dos ministros da área econômica é que esta dedução seja incluída na base de cálculo. Na prática, seria equiparar a doméstica aos demais dependentes de planos de saúde declarados pelo contribuinte. Uma fonte do governo afirmou que o Planalto tenta encontrar essa saída para evitar a necessidade de vetar integralmente a proposta de Maurício Trindade, já que ele decidiu brecar todas as propostas, tanto da base quanto da oposição, que poderiam provocar um rombo ainda maior nas contas do governo. (PTL)