Título: O novo líder no Congresso
Autor: Torres, Izabelle; Iunes, Ivan
Fonte: Correio Braziliense, 01/07/2011, Política, p. 2

Mendes Ribeiro Filho, deputado pelo PMDB gaúcho, será o responsável por coordenar posições do Planalto em votações importantes no Parlamento

O deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) será confirmado novo líder do governo no Congresso Nacional nos próximos dias. O parlamentar era cogitado para o cargo há pelo menos dois meses, mas a presidente Dilma Rousseff segurou a nomeação diante das crises que atingiram o Palácio do Planalto em função da atuação empresarial do ex-ministro Antonio Palocci e da prorrogação dos restos a pagar não executados de 2009. Para assumir o posto, Ribeiro venceu a disputa interna com o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) e os deputados petistas Pepe Vargas (RS) e Gilmar Machado (MG). A nomeação foi confirmada por um interlocutor direto da presidente Dilma.

O anúncio seria feito durante o dia de ontem, mas acabou adiado, já que o deputado estava no Rio Grande do Sul. Há uma semana, Mendes Ribeiro Filho esteve reunido com o chefe de gabinete da presidente, Gilles Azevedo, de quem recebeu um indicativo de que seu nome ainda estava na disputa. Na ocasião, o deputado do PMDB se queixava de ter tido o nome queimado por políticos ligados ao próprio partido e ao PT. Os peemedebistas do Senado trabalhavam para emplacar o senador Eduardo Braga, mas Dilma preferiu equilibrar os afagos entre as duas Casas. Depois da nomeação de uma senadora, Gleisi Hoffmann (PT-PR), para a Casa Civil, e de uma ex-senadora, Ideli Salvatti (PT-SC), para Relações Institucionais, preterir a Câmara em outra nomeação seria visto como uma provocação aos deputados.

Interlocução A nomeação de um deputado peemedebista para coordenar a posição do governo em votações do Congresso também obedeceu a uma lógica partidária e atendeu uma pressão política. O PMDB, legenda de Mendes Ribeiro Filho, é o partido com o maior número de parlamentares, somadas as duas Casas. Além disso, a sigla, em especial os deputados, se ressentiam de não ter uma interlocução forte no Planalto. O líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), chegou a reclamar publicamente de não ser recebido pela presidente Dilma Rousseff nem para tratar de assuntos importantes ao governo.

A principal função do novo líder do governo no Congresso será a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que deve ocorrer entre 13 e 14 de julho.

Deputado pelo quinto mandato consecutivo, Mendes Ribeiro Filho já foi secretário de Justiça do Rio Grande do Sul (1983-1984). Também tocou a pasta de Obras Públicas, Saneamento e Habitação (1995-1996). Nas últimas eleições, teve a campanha financiada por empresas ligadas à indústria armamentista e ao agronegócio, além de construtoras. Advogado, direcionou R$ 7,6 milhões em emendas ao Orçamento de 2011, dos R$ 13 milhões a que teve direito, para projetos de infraestrutura turística do Rio Grande do Sul.

Kassab já quer o PSD "como uma bancada" Em seu primeiro encontro com os parlamentares que pretendem seguir para o PSD, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, garantiu que não haverá recuo e que está tudo certo para o novo partido ser homologado. Aos 46 políticos que compareceram ao churrasco na noite de quarta-feira na casa do deputado Guilherme Mussi (PV-SP), Kassab fez um apelo. "Estamos na fase final de construção do partido e já podemos pensar em começar a trabalhar como bancada", afirmou. Em breve, os parlamentares vão se reunir para escolher um líder. Há quem aposte que o posto ficará com o deputado paulista Guilherme Campos, um dos mais ligados a Kassab e que organizou o jantar na casa de Mussi.