O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) divulgou na manhã desta terça (20) a gravação de uma suposta conversa entre um aliado dele e o policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, o “Careca”. Na gravação, o policial, que chegou a ser preso em outubro, reclama que estaria “abandonado” pelo parlamentar, e que também não estaria recebendo dinheiro suficiente. “O Cunha tá lá, tá tentando a presidência (da Câmara). Ele continua subindo, subindo, e os amigos dele estão sendo esquecidos. Eu não posso ser esquecido e não vou segurar a p* pra ninguém não. Tô ficando preocupado realmente”, diz Jayme em um dado momento.

Jayme foi preso em outubro e é acusado de fazer entregas de dinheiro em nome do doleiro Alberto Youssef, operador financeiro do esquema de corrupção desmantelado pela Lava Jato. Semanas atrás, Jayme disse em depoimento à Justiça Federal em Curitiba que teria entregue dinheiro a Cunha e também ao senador eleito Antonio Anastasia (PSDB-MG). O deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ) também é citado em um trecho da gravação.
Eduardo Cunha disse que o áudio lhe foi repassado por um suposto policial federal, no último sábado (17), em seu escritório no Rio de Janeiro. Segundo o parlamentar carioca, que concorre no momento à presidência da Câmara dos Deputados, esse policial lhe teria dito que a “alopragem” partiu de pessoas na cúpula da Polícia Federal, e que teria sido montada com o objetivo de ser inserida em um inquérito policial.

“Eu já fui vítima de uma alopragem e, naquele momento, eu tinha conhecimento e estava buscando a documentação para comprovar o que eu comprovei depois, e como a documentação não tinha chegado, a divulgação do fato foi anterior à minha resposta”, disse Cunha, referindo-se à primeira denúncia de Jayme. “Então, na segunda tentativa, eu prefiro me antecipar e divulgar antes”, informou Cunha. O deputado disse ainda que se reuniu com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) e cobrou a apuração do caso.

Em nota enviada à imprensa, o Ministério da Justiça confirmou que recebeu o material de Eduardo Cunha na manhã desta terça (20) e que a gravação foi encaminhada pelo ministro em exercício, Marivaldo Pereira, para “apuração e providências cabíveis da Polícia Federal”.


 

 

 


Leia a seguir trechos da gravação:

“Eu tô ligando porque você sabe que o nosso amigo tá com esses probleminhas aí, tá aparecendo na imprensa, a m... tá fedendo, e eu tô me sentido um pouco prejudicado. Abandonado, vamos dizer assim”.

“É, mas você tem que ter paciência”

“É mas tu sabe que eu tenho família, o meu delegado já me chamou, já andou me sondando e o negócio tá ficando feio. Inclusive me disseram que o Ministério Público vai me chamar. P...! Aí cara, se eu ficar abandonado, eu vou jogar a m...a no ventilador. Não vou segurar sozinho não. Tá todo mundo enchendo a burra de dinheiro e eu tô abandonado e duro, sem grana, só segurando a p*%a”

“Não se preocupe com a questão financeira. Tenha paciência. Você sabe o nível de amizade que nós temos. Então não se preocupe, tenha calma”.

“É, mas olha só, o (Eduardo) Cunha tá lá, tá tentando a presidência (da Câmara). Ele continua subindo, subindo, e os amigos dele estão sendo esquecidos. Eu não posso ser esquecido e não vou segurar a p*%a pra ninguém não. Tô ficando preocupado realmente”

“É mas não precisa você citar nomes. Você tenha tranquilidade que você vai ser remunerado. Você sabe que o dinheiro vai chegar em suas mãos”.