Título: O monólogo de Jobim
Autor: Rothenburg, Denise; Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 01/07/2011, Política, p. 5

O discurso do ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi um capitulo à parte na homenagem pelos 80 anos de Fernando Henrique Cardoso ¿ e um dos que mais chamou a atenção dos tucanos. Eles viram no "monólogo com FHC" uma comparação de estilos entre a presidente Dilma Rousseff, conhecida pelas broncas que dá nos seus ministros, e o ex-presidente, de quem Jobim foi ministro da Justiça. "Fernando Henrique sempre foi um homem transparente. Em momento algum levantou a voz. Nem mesmo nos piores momentos.

Durante as tensões, você, Fernando, distensionava brincando com alguém, fazendo uma provocação. Às vezes, piscava o olho e dizia: "Ele não gostou (da brincadeira)"."

O ministro chegou ao auditório dizendo que faria o "monólogo". E ainda anunciou que "deixaria alguns vácuos" a serem preenchidos pelos presentes. Ao longo de sua fala, na qual destacou as qualidades de diálogo de Fernando Henrique, que nunca foi "autoritário", disse: "Se estou aqui, é por sua causa". A todo momento, o ministro chamava FHC apenas de "Fernando".

Ao final, perguntado se Jobim fizera uma comparação de estilos, Fernando Henrique Cardoso desconversou: "Acho que não teve essa conotação", afirmou. (DR e IS)