Título: UFRJ troca o vestibular pelo Enem
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 01/07/2011, Brasil, p. 8

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai abolir o vestibular tradicional e preencher as vagas de 2012 por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano ¿ com a exceção dos cursos que exigem Teste de Habilidade Específica (THE). As decisões foram tomadas ontem, durante reunião do Conselho Universitário, formado por representantes dos professores, estudantes e servidores.

A alteração foi proposta pelo reitor da universidade, Aloísio Teixeira, para quem o Enem é um exame que consolida um "sistema nacional" de ensino. "As universidades, principalmente as federais, foram criadas dentro de um ambiente de extrema competição por recursos, professores e espaços.

Estamos evoluindo para um sistema de trabalho em conjunto. A prova nacional, o Enem, é um primeiro passo nessa direção", defende. Questionado sobre a qualidade do exame, o reitor afirmou que "ele atende ao que se propõe".

Em seguida, completou: "Não consideramos a prova ruim, mas achamos que ela pode melhorar cada vez mais com a participação das universidades no processo".

Os representantes do Diretório Central do Estudantes (DCE) da universidade foram contra a decisão. Segundo eles, no novo sistema, continuarão sendo beneficiados os estudantes de escolas particulares. No primeiro semestre deste ano, 61,34% dos 4,8 mil estudantes aprovados no vestibular vieram de instituições privadas. No mesmo exame, das 9.060 vagas oferecidas, 40% foram ocupadas via vestibular; 40% preenchidas por meio do Enem e 20%, pelo sistema de cotas

As vagas da universidade serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a estrutura usada por instituições públicas de todo o país para selecionar candidatos por meio do Enem. Atualmente, 20 universidades federais participam do Sisu ofertando 100% das suas vagas.