Título: Financiamentos de R$ 8,7 bilhões
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 01/07/2011, Economia, p. 9

A despeito das tentativas do Banco Central de frear a venda de carros no país, o brasileiro tem comprado como nunca. Apenas em maio foram R$ 8,7 bilhões destinados ao financiamentos de automóveis. Comparado a igual mês do ano passado, houve um incremento de 10,9% nessa modalidade de crédito; frente a abril, 14,7%. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em maio, chegaram às ruas 318,5 mil veículos novos, volume 26,9% superior ao mesmo mês de 2010. A fatia de importados também aumentou, passou de 22,2%, em abril, para 23,5% no mês seguinte, num claro reflexo do dólar mais baixo reduzindo preços no país.

Na visão de Nicola Tingas, economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), além do dólar, a chegada de uma marca chinesa no mercado brasileiro, a Jac Motors, balançou a concorrência, que se viu obrigada a baixar preços para não perder a clientela. "A concorrência aumentou, então, nos últimos meses observamos uma série de promoções e liquidações para atrair o consumidor. Com isso, o volume de financiamento de veículos cresceu bastante", avaliou.

As regras do BC que tornaram menos acessíveis os parcelamentos de veículos, na visão de alguns especialistas, estão sucumbindo à guerra entre as montadoras por vendas. As empresas reduzem a margem até o limite para garantir que os consumidores não parem de comprar carros novos. No acumulado do ano, as vendas de automóveis alcançaram 1,41 milhão de unidades, 3,7% mais que em igual período de 2010.