Título: Frango à mesa
Autor: Freitas, Jorge
Fonte: Correio Braziliense, 01/07/2011, Economia, p. 11

O abate de frangos no Brasil foi recorde, atingindo 1,306 bilhão de aves, um aumento de 3,4% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2010. Esse aumento deve-se, em grande parte, aos altos preços da carne bovina, que obrigam o brasileiro a trocar o boi pelo frango à mesa.

A constatação foi feita pela Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, Produção de Leite, Couro e Ovos de Galinha, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o estudo, o abate de bovinos foi de 7,097 milhões de cabeças no primeiro trimestre 1,4% menos do que o registrado no quarto trimestre de 2010. "O consumidor está migrando da carne bovina para a de frango para economizar", comentou o gerente de Pecuária do IBGE Octávio Oliveira. "O preço elevado da carne e o aumento do abate de frango estão caminhando juntos", disse.

Exportações Enquanto isso, as exportações de frangos no primeiro trimestre recuaram 1,6%, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior. "Se diminuírem os embarques para o exterior e aumentou o abate, ou esse frango vai para o estoque ou para o consumo interno. Logo, consideramos como um indício de que o frango esteja sendo mais consumido no país", completou Oliveira. Já o consumo de leite caiu 2,1%, para 5,485 bilhões de litros. A Região Sudeste concentrou 40,5% das compras do produto.