Título: Emprego na internet
Autor: Braga, Gustavo Henrique
Fonte: Correio Braziliense, 01/07/2011, Economia, p. 13

Os serviços mais procurados por brasileiros que acessam a internet em lan houses são os ligados aos cursos de qualificação, trabalho e busca de empregos, revelou uma pesquisa desenvolvida pela consultoria Plano CDE, em parceria com a Organização Não Governamental CDI Lan divulgada ontem. O levantamento apontou ainda que os usuários são, em sua maioria, jovens entre 14 a 24 anos, e 59% deles têm renda própria de até R$ 2 mil.

No quesito formação acadêmica, apenas 6% têm ensino superior completo. A maioria, 43%, têm ensino médio completo ou superior incompleto e 35% não completaram o ensino médio. No entender de Bernardo Faria, diretor da CDI Lan, os números mostram o potencial das lan houses como ferramenta de ascensão social. O estudo aponta, ainda que essa é a principal forma de conexão para 40% dos internautas brasileiros, ou 32 milhões de pessoas em 107 mil estabelecimentos espalhados pelo país.

"A grande procura por serviços de qualificação e a busca por emprego indica que as pessoas enxergam na internet uma via para melhorar a vida", ponderou Faria. Já a antropóloga Luciana Aguiar, diretora da Plano CDE, considerou esse cenário como uma consequência da mobilidade social vivida pelas classes C, D e E. "Os jovens são um público cada vez mais escolarizado do que os pais. Por isso, buscam mais informações fora de casa", argumentou.

Em relação à ocupação, 46% dos usuários têm vínculo estável de trabalho e 30% são autônomos ou empresários. O mapeamento também revelou que 43% dos clientes de lan houses estão concentrados na região Nordeste e 38% no Sudeste. (GHB)