Rumores sobre o risco de confisco da caderneta de poupança levaram o Ministério da Fazenda a divulgar nesta sexta-feira (13) nota para desmentir boatos propagados nas redes sociais.

"Não procedem as informações que estariam circulando pela mídia social de que haveria risco de confisco da poupança ou de outras aplicações financeiras", informou o ministério por meio de nota, redigida pelo próprio ministro Joaquim Levy.

A decisão de soltar esse comunicado partiu do próprio ministro, com o intuito de estancar a onda de boatos que vem crescendo desde que o governo iniciou a divulgação de seu pacote de medidas para ajustar as contas públicas, como aumento de impostos e restrições a benefícios trabalhistas e previdenciários.

"Tais informações são totalmente desprovidas de fundamento, não se conformando com a política econômica de transparência e a valorização do aumento da taxa de poupança de nossa sociedade, promovida pelo governo, através do Ministério da Fazenda", diz a nota oficial.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou à Polícia Federal a apuração da origem dos boatos, que se espalharam por meio das redes sociais --principalmente pelo WhatsApp e pelo Facebook.

Uma das mensagens é uma falsificação de um suposto comunicado que traz o logotipo da "Caixa Econômica Federal", informando que o banco estaria congelando a poupança por "motivo economico (sic) do Brasil". "Aqueles que tiver (sic) dúvidas procure seu gerente", informa o comunicado falso.

Embora não tenha mudado oficialmente de nome, a Caixa não utiliza mais o logo com o nome completo.

Outras mensagens recomendavam poupadores da Caixa a ir ao banco e sacar o dinheiro da caderneta o mais rápido possível.

Segundo a Fazenda, o Banco Central e a Caixa, não houve corrida aos bancos nos últimos dias. O movimento nas agências foi normal nesta véspera de Carnaval, informou a assessoria da Caixa.

BOLSA FAMÍLIA

Essa não é a primeira vez que um boato envolve o nome desse banco estatal. Em 2013, surgiram rumores de que o governo suspenderia o pagamento do Bolsa Família.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa, a falsa informação chegou a 12 Estados, provocando tumulto em várias agências da Caixa, com beneficiários correndo para sacar o dinheiro do programa social.

A última vez em que houve confisco da poupança no país foi há 25 anos, no começo do governo Collor.