Título: Emoção no adeus de Minas Gerais a Itamar
Autor: Mello, Alessandra
Fonte: Correio Braziliense, 04/07/2011, Política, p. 2/3
Uma bandeira gigantesca de Minas Gerais cobria ontem parte da fachada da Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG), onde foi velado por todo o dia e madrugada o corpo do ex-presidente Itamar Franco. Foi uma homenagem a um político que nunca escondeu seu amor por Minas Gerais. Em clima de emoção, a cidade na Zona da Mata ¿ terra que Itamar adotou como natal ¿, parou para se despedir de um dos seus filhos mais ilustres. Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas passaram pelo local para dar adeus ao senador.
O corpo de Itamar chegou na manhã de ontem, ao Aeroporto de Juiz de Fora, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), coberto com as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais. Minutos antes, também em aeronave da FAB, chegaram as filhas do senador, Georgiana Surerus Franco, 40 anos, e Fabiana Surerus Franco, 39. Elas estavam acompanhadas de outros familiares e amigos de Itamar, entre eles o ex-ministro da Casa Civil Henrique Hargreaves.
Um caminhão aberto do Corpo de Bombeiros levou o corpo do ex-presidente, que foi saudado pela população no trajeto até a Câmara, cuja fachada foi envolvida por cerca de 70 coroas de flores, uma delas enviadas pela presidente Dilma Rousseff.
No fim da tarde deste domingo, foi celebrado um culto ecumênico, comandado pelo monsenhor Miguel Falabella de Castro, vigário-geral da Arquidiocese de Juiz de Fora, e também pelo pastor e vereador Carlos Bonifácio (PRB), presidente da Câmara Municipal.
A previsão é que o corpo seja transportado de Juiz de Fora a Belo Horizonte na manhã de hoje. Depois do velório no Palácio da Liberdade, haverá a cerimônia de cremação, em Contagem, região metropolitana da capital mineira. Suas cinzas serão levadas de volta para Juiz de Fora, onde serão depositadas no túmulo de sua mãe, dona Itália Franco, no cemitério municipal.