Título: Cortejo de ex-presidentes
Autor: Mello, Alessandra
Fonte: Correio Braziliense, 04/07/2011, Política, p. 2/3

Lula, Sarney e Collor marcaram presença no velório de Itamar Franco, em Juiz de Fora. O petista desembarcou sob aplausos, enquanto o senador alagoano foi alvo de vaias. Dilma Rousseff é esperada em Belo Horizonte hoje

Juiz de Fora ¿ Três ex-presidentes da República foram a Juiz de Fora, na zona da mata de Minas Gerais, a 260km de Belo Horizonte, participar do velório de Itamar Franco, que morreu na manhã de sábado, aos 81 anos, vítima de um acidente vascular cerebral, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde 21 de maio para o tratamento de leucemia. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) chegaram ao município mineiro em companhia do vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Lula, Sarney e Collor seguiram no mesmo veículo para a Câmara de Vereadores, no centro de Juiz de Fora, onde o corpo de Itamar foi velado.

No aeroporto, um grupo de cerca de 100 pessoas que aguardava a chegada de Lula ficou surpreso ao ver, descendo do avião da FAB, três dos quatro ex-presidentes da República que ainda são vivos. Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) era o único que não estava presente. Muitos tentaram fotografá-los, mas eles não se aproximaram do portão onde estava o grupo, apesar dos pedidos insistentes.

Lula era o mais esperado pela população, que, desde cedo, tomou conta da praça em frente à Câmara para se despedir de Itamar e também ver de perto figuras importantes da política brasileira. Ele foi aplaudido ao descer do carro oficial depois de Sarney, e também quando deixou a cerimônia em direção ao aeroporto.

Os três ex-presidentes ficaram no velório por cerca de 40 minutos e foram embora sem dar entrevistas. Representando a presidente Dilma Rousseff, que deve participar hoje do velório no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o vice-presidente Michel Temer destacou a passagem de Itamar pela Presidência da República. "É um exemplo para todos nós que fazemos a vida pública. Especialmente, porque ele foi praticamente o autor de um dos atos mais importantes do país: a estabilidade em relação à inflação. Itamar teve coragem de lançar o Plano Real, que manteve o Brasil nos trilhos de uma boa economia. Deixa o exemplo da honestidade."

O governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia (PSDB), também participou do velório, entre outras autoridades do estado. Anastasia destacou o sentimento de pesar da população mineira pelo falecimento de Itamar e destacou as cenas de patriotismo que presenciou durante o cortejo entre o aeroporto e a Câmara Municipal. "As pessoas levantavam bandeiras e várias estavam chorando, demonstrando o grande apreço e o sentimento carinhoso que especialmente o povo de Juiz de Fora tem por esse grande líder mineiro e brasileiro que nós perdemos", afirmou. Anastasia destacou ainda que "Itamar Franco foi um homem cuja autoridade moral e respeitabilidade estiveram, ao longo desses anos todos, a serviço de Minas e do Brasil".

Manifestações Fora da Câmara Municipal, os populares que passaram o dia acompanhando as movimentações no velório de Itamar vaiaram Fernando Collor quando o senador chegou ao edifício e ao deixar o local. Sem se incomodar com as manifestações, o ex-presidente ¿ de quem Itamar foi vice ¿ caminhou em direção às pessoas que gritavam seu nome e cumprimentou algumas. Uma delas, uma mulher de cerca de 40 anos que gritava sem parar o nome do senador, dizia que tinha votado nele para presidente e pediu para tirar uma foto. Collor atendeu o pedido de sua eleitora, que não quis dar entrevistas. O parlamentar ainda deu um abraço em outro manifestante, o vendedor Romildo Cabral dos Santos, 48 anos, que disse ter votado nele, mas ficou decepcionado com seu desempenho à frente do Palácio do Planalto. "Não o vaiei. Se não posso aplaudir, também não vaio. Mas não ia recusar o cumprimento dele", afirmou.

Ao ser questionado sobre as vaias a Collor, Pedro Simon (PMDB-RS), um dos senadores que marcaram presença no velório, fez a comparação entre o alagoano e Itamar. "Não há no mundo dois pontos tão equidistantes como Itamar e Collor. Acho que, tirando o fato de eles falarem português, não há mais nada em comum entre eles", provocou, acrescentando que não ficou perto de Collor durante velório.

Fraturas nas costelas e tapas nas costas O ex-governador de Minas Gerais e senador Aécio Neves (PSDB) participou apenas da cerimônia de recepção do corpo de Itamar Franco. Sentindo fortes dores nas costas, por causa da fratura de cinco costelas devido a uma queda de um cavalo, o senador evitou participar do velório temendo o tumulto. É que a recuperação das fraturas é dolorida, e qualquer esbarrão provoca dores. Aécio chegou ao aeroporto com o governador Antonio Anastasia (PSDB). Apesar de estar com o braço imobilizado, do punho ao ombro, ele não escapou de ser cumprimentado com tapas nas costas, inclusive no mesmo lado da fratura. "Dói demais", reclamou. (AM)