Título: Só os canadenses compram mais
Autor: Hessel, Rosana ; Fonseca, Roberta
Fonte: Correio Braziliense, 04/07/2011, Economia, p. 7

Miami e Brasília ¿ A Flórida é o estado norte-americano com o maior volume de vendas de imóveis para estrangeiros, conforme dados da pesquisa mais recente da NAR, associação norte-americana das corretoras de imóveis. Responde por 31% de todas as operações, o triplo da participação há seis anos. Nos 12 meses encerrados em março, o volume de estrangeiros comprando casas nos EUA cresceu 24,2%, alcançando o montante de US$ 82 bilhões.

Já a participação de brasileiros e argentinos (não há dados nacionais separados) mais do que dobrou. Passou de 2%, em 2010, para 9% neste ano, superando até os franceses. Depois de Miami, o alvo dos brasileiros é Nova York. "Essa é a nossa percepção de mercado, mas não há estatísticas sobre isso ainda", conta Fabiana Pimenta, corretora brasileira da empresa Fortune International Realty.

O grande número de estrangeiros buscando imóveis em Miami despertou o interesse das corretoras daquele país. A Miami Association Realtors fez um estudo para mapear o comportamento dos novos clientes. Uma das constatações foi a de que 74% dos corretores já trabalharam com clientes não norte-americanos, sobretudo de países emergentes, dos quais 54% residentes fora dos EUA. Os maiores compradores ainda são os canadenses, com 10% do mercado, apenas um ponto percentual à frente dos brasileiros.

"Estamos impressionados com o grande número de brasileiros comprando imóveis no Sul da Flórida", afirma a vice-presidente de relações públicas da associação Lynda Fernandez. Na semana passada, a entidade fez uma palestra para os associados entenderem melhor o Brasil e aprenderem a fazer negócios com esse novo cliente potencial.