Título: Estrangeiros invadem o país
Autor: Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 08/07/2011, Economia, p. 9

Número de vistos concedidos a turistas com objetivos profissionais é recorde. Artistas e atletas lideram os pedidos

Nunca o Brasil recebeu tantos trabalhadores estrangeiros. Números do primeiro semestre revelam uma entrada recorde de visitantes motivados por questões profissionais. Todos os vistos concedidos, incluídos os para trabalho permanente e os destinados a empresários, alcançaram 26.454 autorizações entre janeiro e junho ¿ um crescimento de 19,4% sobre os primeiros seis meses de 2010. Chamou a atenção a entrada de artistas e desportistas. Pessoas como a cantora Shakira, que esteve em Brasília em março, formaram um pelotão de 4.504 profissionais que entraram no país para atuar profissionalmente.

Os números do Ministério do Trabalho indicam um crescimento de 37,74% do número de artistas, atletas e profissionais de apoio em relação ao primeiro semestre de 2010. A quantidade de vistos solicitados indica que, definitivamente, o Brasil entrou na rota do show business. Percentualmente, o aumento do número de artistas só é superado pelo de marítimos estrangeiros, que trabalham a bordo de embarcações de turismo em águas brasileiras. Nos seis primeiros meses de 2010, o Conselho Nacional de Imigração concedeu 770 vistos de trabalho para profissionais nessa condição. Este ano, o total de marítimos estrangeiros já alcança 1.427. O aumento de vistos no período foi de 85,32%.

A maior parte das concessões de vistos é para trabalhadores temporários, que pode ficar no país por um período de até dois anos. Já as autorizações permanentes só são dadas a investidores, pessoas físicas, administradores, diretores e executivos de empresas estrangeiras com representação no Brasil. No caso do investidor pessoa física, uma das condições para obter o visto é a realização de uma aplicação mínima de R$ 150 mil ¿ essas concessões tiveram um aumento de 30,3% no primeiro semestre, com a quantidade de estrangeiros passando de 1.428 para 1.861 de um ano para o outro.

A situação era bem diferente no auge da crise internacional. No primeiro semestre de 2009, por exemplo, a quantidade de artistas e desportistas caiu 14,8% em relação ao mesmo período de 2008, baixando de 3.409 para 2.903. O mesmo ocorreu com os empregados dos navios estrangeiros. Na ocasião, os turistas diminuíram suas viagens e isso refletiu nos cruzeiros, com queda de quase 30%. A quantidade de marítimos que trabalhavam nessas embarcações caiu de 1.329 para 933.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, atribuiu o crescimento do primeiro semestre de 2011 não só às condições econômicas do país, mas também à proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. "As delegações costumam vir bem antes, para se aclimatar e verificar todas as condições de hospedagem e treinamento para os eventos", explicou.

Refugiados Por questão humanitária, o Conselho Nacional de Imigração (CNIg) concedeu autorização de permanência a 237 haitianos que vieram ao Brasil em consequência do terremoto que atingiu o país da América Central no ano passado. A decisão foge um pouco ao padrão, já que esses estrangeiros não são propriamente refugiados ¿ eles não sofreram nenhum tipo de perseguição no Haiti. Mas, em razão do caráter humanitário, são acolhidos pela lei brasileira.

O fluxo migratório do Haiti para o Brasil vem se mostrando estável em cerca de 200 indivíduos todo mês. Após a concessão da autorização de permanência, os haitianos deverão solicitar visto de residência à Polícia Federal. A maioria deles é formada por homens com idade entre 20 e 30 anos e grau de escolaridade correspondente ao ensino médio incompleto.