Título: Mantega no ataque
Autor: Batista, Vera
Fonte: Correio Braziliense, 08/07/2011, Economia, p. 11

Paris ¿ O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acusou o governo chinês de manter a cotação do iuan artificialmente desvalorizado e criticou a política monetária dos Estados Unidos, responsável pelo derramamento de centenas de bilhões de dólares no mercado. "Obviamente, a China manipula sua moeda e seria melhor que ela flutuasse", afirmou antes de participar de um fórum organizado pela revista The Economist na capital francesa. O ministro também considerou o dólar subvalorizado.

"Critico todas as manipulações das moedas, não apenas nos Estados Unidos", respondeu Mantega a um jornalista que observou que ele havia atacado os Estados Unidos durante o fórum, mas que não havia criticado a China com a mesma veemência. "Não sei se, nos Estados Unidos, se trata exatamente de uma manipulação.

Mas é a flexibilização quantitativa que leva a uma subvalorização do dólar." Há um ano, ele denunciou a existência de uma guerra cambial no mundo.

No jargão econômico, "flexibilização monetária quantitativa" é a forma como é conhecida a política do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) de injetar recursos no mercado para estimular a recuperação do nível de atividade. Isso pressiona a cotação do dólar para baixo e dá mais competitividade aos produtos norte-americanos. Mantega se recusou a falar das medidas que o governo prepara para diminuir a pressão sobre o real, em constante valorização frente ao dólar.