Título: Nascimento só depois do recesso
Autor: Lyra, Paulo de Tarso ; Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 09/07/2011, Política, p. 2
O ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento mal chegou ao Senado e já pediu à Mesa Diretora licença do cargo de senador. O pedido foi feito na quinta-feira e o senador deve permanecer afastado até 18 de julho, data prevista para o início do recesso parlamentar. A justificativa para a licença foi "tratar de assunto particular". Com isso, ele só assumirá oficialmente o mandato no segundo semestre.
Nascimento prepara-se para enfrentar resistências ao seu nome na Casa. A oposição avisou que o mensalão do PR merece ser investigado mesmo após a renúncia do ministro dos Transportes. O PSol entrou na quinta-feira com uma representação contra o senador amazonense no Conselho de Ética. O partido pede a perda de mandato do parlamentar por falta de decoro.
Resistência O novo senador amazonense também terá a oposição de um dos principais adversários políticos no estado, o também senador Eduardo Braga (AM). Especialistas no Senado, contudo, acreditam que as perturbações não serão suficientes para uma cassação. "Isso aqui é um clube de compadres", disse um assessor parlamentar.
Na nota em que anunciou a demissão do cargo de ministro, Alfredo Nascimento declarou que "coloca-se à disposição de seus pares para participar ativa e pessoalmente de quaisquer procedimentos investigativos que venham a ser deflagrados naquela Casa (Senado) para elucidar os fatos em tela". E que também pretende "colaborar espontaneamente para o esclarecimento cabal das suspeitas levantadas ao encaminhar requerimento à Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de investigação e autorizando a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal".