Título: Goljet concentra mercado
Autor: Braga, Gustavo Henrique
Fonte: Correio Braziliense, 09/07/2011, Economia, p. 16

A Gol anunciou ontem a compra da Webjet por R$ 96 milhões, em um negócio que chegará a R$ 310,7 milhões ¿ incluídas as dívidas a serem assumidas pela empresa da família Constantino. Pelos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Webjet é a quarta maior empresa de aviação do país, com 5% do mercado. A Gol é a segunda, com 35%. Juntas, elas passarão a deter uma fatia de 40,55%. Mas, ainda assim, a Goljet será a segunda maior companhia aérea do país, ainda atrás da TAM, que detém 44% do mercado (veja quadro).

O comunicado sobre o negócio foi divulgado ontem, após o fechamento da bolsa de valores. Contudo, durante o dia, as ações da Gol dispararam. À tarde, a movimentação obrigou a companhia a admitir a seus acionistas que estava em "tratativas com a Webjet" para fechar o negócio. Os papéis da empresa encerraram o dia com alta de 3,51%, negociados a R$ 19,77, enquanto o Ibovespa, principal índice dos negócios paulistas, caiu 1,12% no dia.

Na avaliação de Murilo Jovtei, analista da Consultoria Go4!, a compra trará muitos ganhos para a Gol. "Vai fortalecer a concorrência contra a TAM nos destinos regionais, especialmente porque a rival comprou recentemente a Pantanal e finaliza a aquisição de 30% do controle da Trip", explicou. Além disso, a compra tem caráter defensivo contra a entrada de investidores estrangeiros no mercado nacional. Havia especulações acerca do interesse do grupo irlandês Ryanair pela Webjet.

Outro ponto decisivo diz respeito à incorporação dos slots (espaços físicos nos aeroportos para embarque e desembarque de passageiros) da Webjet. O número de vagas destinadas a cada empresa leva em conta o tamanho da companhia e a capacidade do aeroporto. "Como os terminais brasileiros operam acima do limite, é muito difícil conseguir autorização para novos slots", acrescentou o analista.

Concorrência O ganho da Gol se dará também no campo da redução de custos operacionais, ao integrar a estrutura das duas empresas. "Estamos confiantes de que, com essa aquisição, a Gol continuará com sua missão de popularizar o transporte aéreo e se consolidará como uma das líderes no segmento de aviação de baixo custo no mundo", anunciou Constantino de Oliveira Junior, presidente da companhia. Em fato relevante, a empresa afirmou que a aquisição está sujeita à realização de auditoria técnica e legal nos ativos da Webjet e à aprovação das autoridades governamentais.

O negócio desagradou, contudo, os órgãos de defesa dos consumidores. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alertou para a maior concentração de mercado com a criação da nova empresa, colocando 85% do controle da aviação doméstica nas mãos de apenas duas empresas. "Dada a baixa qualidade dos serviços aéreos e as tarifas elevadas, não é bom que essas atividades se concentrem mais ainda entre duas empresas", disse o gerente de Informações do Idec, Carlos Thadeu de Oliveira. "Na Europa e nos EUA, o setor não é assim tão concentrado. Lá é possível, hoje, comprar passagens muito mais baratas que as vendidas aqui no Brasil", acrescentou.

Uma pesquisa realizada pelo Idec em maio mostrou que a Webjet foi o destaque negativo em cobranças abusivas, como taxas para parcelamento de compra on-line e para marcação de poltronas.