Levantamento divulgado pelo movimento Todos Pela Educação revela que segue insatisfatório o nível de aprendizagem de português e matemática entre os Alunos que concluem o Ensino fundamental em Escolas públicas.

A pesquisa, feita com base na proficiência dos Alunos na Prova Brasil, realizada em 2013, mostra que somente 10,8% dos municípios brasileiros atingiram as metas estabelecidas pelo movimento para o 9º ano do Ensino fundamental em matemática; em língua portuguesa, só 29,6% dos municípios cumpriram os objetivos.

A meta estabelece níveis mínimos de pontuação no Sistema de Avaliação da Educação básica (Saeb) - 275 em português e 300 em matemática - para que a aprendizagem seja considerada adequada em cada disciplina. O objetivo é cumprir metas parciais para que, até 2022, 70% dos Alunos tenham aprendizado adequado.

O resultado de 2013 consolida uma trajetória de declínio dos indicadores do Ensino fundamental. O percentual de cidades que alcançaram o resultado esperado em matemática no 9º ano vem caindo desde 2007, quando era de 48,2%; e em língua portuguesa, desde 2009, quando estava em 83,7%.

Para a coordenadora geral da organização, Alejandra Meraz Velasco, os dados reforçam que é preciso pensar políticas públicas específicas para os anos finais do Ensino fundamental. "

Precisamos olhar para a etapa final do Ensino fundamental com mais especificidade, para que os Alunos tenham a aprendizagem adequada e sigam para o Ensino médio com condições de concluí-lo com êxito", afirma.

A pesquisa usou números da Prova Brasil de 2005 a 2013 fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Prova Brasil existe desde 2005 e avalia as redes públicas de Ensino (federal, estadual e municipal).