Título: Construtoras com assento privilegiado
Autor: Lyra, Paulo de Tarso ; Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 12/07/2011, Política, p. 2

Funcionários de empresas do ramo de construção, como consultoras de engenharia que mantêm contratos com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), atuam dentro do órgão em prol das empreiteiras. Os empregados dão expediente na sede do Dnit em Brasília e pelo menos dois deles atuam na Diretoria de Infraestrutura Ferroviária (DIF).

Uma das contratadas é Consuelo Campos, filha do deputado federal Júlio Campos (DEM-MT). Ela é empregada da Urbaniza Engenharia, que recebeu R$ 1,53 milhão do Dnit nos últimos três anos por projetos de contornos ferroviários. Consuelo atua na DIF, cujo titular é Geraldo Lourenço de Souza Neto, como confirma o deputado Júlio Campos:

"Geraldo é meu amigo pessoal e convidou minha filha para trabalhar diretamente com ele. Ele precisava de alguém que entendesse do assunto." Consuelo diz que "vai com frequência" ao Dnit. "Quando preciso atualizar os serviços de medição, enviar emails à empresa, utilizo a sala do Dnit. Várias pessoas estão nesse mesmo esquema."

Funcionário de outra consultoria, a Astec Engenharia, Weberson ¿ ele não quis dizer seu sobrenome ¿ foi localizado pelo Correio no setor de apoio à DIF. Por telefone, afirmou ser "assistente administrativo" na diretoria. "Sou contratado pela Astec, terceirizado, e minha contratação é baseada numa prestação de serviços acertada com o órgão." A Astec já recebeu do Dnit, em 2009, 2010 e neste ano, R$ 9,6 milhões em contratos de consultoria e elaboração de projetos de engenharia, principalmente de contornos ferroviários sob a responsabilidade da DIF.

O deputado Júlio Campos é ex-governador e ex-senador por Mato Grosso e irmão do senador Jayme Campos (DEM-MT). O diretor-geral afastado do Dnit, Luiz Antonio Pagot, é de Mato Grosso, foi primeiro suplente de Jayme e renunciou à primeira suplência para continuar na chefia do órgão. Segundo Júlio Campos, o atual diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit, Geraldo Lourenço, ficou à disposição de seu gabinete no Senado na década de 1990. A filha do deputado, Consuelo Campos, diz que o diretor do Dnit apenas a "ajudou" a conseguir o emprego na Urbaniza Engenharia. "O diretor disse que tinha interesse em ter alguém em Brasília. Eu me considero uma pessoa de confiança de Geraldo." Consuelo afirma ser apenas "visitante" no Dnit, sem atribuições no órgão. "Todas as pessoas que trabalham com obras usam a estrutura do Dnit."

Expediente O diretor de Infraestrutura Ferroviária afirma que Consuelo e Weberson trabalham para a Urbaniza e para a Astec Engenharia, respectivamente, e que os dois não têm qualquer função dentro do Dnit. "Eles ficam no Dnit, mas não dão expediente, não estão na folha de pagamento, não atesto a frequência", afirma Geraldo Lourenço. Diretor técnico da Urbaniza Engenharia, Alexandre Verski nega qualquer irregularidade na atuação de Consuelo.

"Ela trabalha, não é funcionária fantasma, atua dentro do Dnit verificando nossos contratos. Achamos por bem colocá-la lá dentro." Os diretores da Astec não deram retorno às ligações da reportagem.