Título: Cocaína para a Europa
Autor: Mariz, Renata ; Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 12/07/2011, Brasil, p. 8
O Relatório Mundial sobre Drogas 2011, apresentado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) no último dia 23, posicionou o Brasil como país de destaque na distribuição de cocaína para a Europa. Segundo o relatório, o Brasil está se tornando um dos principais centros distribuidores de cocaína para o Velho Continente: em 2009, ocorreram 260 apreensões da droga na Europa com passagem pelo Brasil, somando 1,5t da substância recolhida.
Em 2005, foram 25 casos ¿ um total de 339kg de cocaína. Apesar de campeão em número de casos, o país perde para o Equador e para a Venezuela no volume de droga enviada. Os países foram responsáveis, respectivamente, pelo envio de aproximadamente 2,5t e 6,5t em 2009.
A situação brasileira encaixa-se no que a Polícia Federal (PF) chama de microtráfico, caracterizado, segundo Márcio Nunes, coordenador-geral de Polícia de Repressão a entorpecentes da PF, pela baixa quantidade de entorpecente apreendido por abordagem.
"As mulas, muitas vezes sem antecedentes criminais, levam a droga em voos comerciais nas mais variadas formas possíveis", explica. Ainda de acordo com o levantamento, o Brasil foi o único país sul-americano citado como nação de saída da cocaína com destino à África. (Larissa Leite)