Título: Campesinas no palácio
Autor: Álvares, Débora
Fonte: Correio Braziliense, 14/07/2011, Política, p. 6

Com críticas à falta de políticas públicas para as áreas rurais e carência no planejamento do impacto social de grandes obras, uma comissão de cerca de 30 trabalhadoras do campo entregou uma pauta com mais de 100 itens de reivindicações ao secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e representantes de outros ministérios, como Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social. Outras cobranças dizem respeito a uma maior atenção à violência praticada contra a mulher no campo, a discussão de um modelo agroecológico e inovações na educação, no financiamento da produção e na ampliação da reforma agrária.

O Palácio do Planalto prometeu responder pelo menos parte das cobranças até 16 de agosto, quando ocorre a 4ª Marcha das Margaridas, na Esplanada dos Ministérios. ¿Nossa expectativa é reunir 100 mil mulheres e promover uma mudança significativa na agenda oficial¿, destacou a coordenadora nacional da marcha, Carmen Foro. O lema do movimento este ano está centrado na discussão de um desenvolvimento sustentável e na ampliação de políticas sociais no entorno de grandes obras.

Segundo a secretária de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, presente ao encontro, os pontos apresentados ontem já fazem parte de iniciativas promovidas pelo governo. Ainda assim, disse a ministra, ¿toda a pauta será objeto de negociação¿. Segundo Iriny, ¿a marcha é a voz das mulheres que estão nas áreas com mais dificuldade e menor infraestrutura, onde a presença do Estado ainda precisa ser ampliada¿.