Título: Identificação levará 15 dias
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 14/07/2011, Brasil, p. 10

Assim que a notícia da queda do avião da companhia aérea Noar espalhou-se pelos veículos de comunicação e pela internet, parentes e amigos dos passageiros e da tripulação correram para os aeroportos do Recife, de onde a aeronave havia decolado, e de Natal, onde faria escala. Na capital potiguar, os familiares foram orientados a esperar por um comunicado oficial da empresa em um auditório da Infraero. No Recife, os parentes foram levados para um hotel, onde aguardaram por mais notícias. Muitos se sentiram mal e precisaram ser amparados ou receber atendimento médico. Segundo a empresa, todos estão recebendo atendimento psicológico.

Por volta das 14h, a companhia aérea confirmou a morte dos 16 ocupantes, divulgando uma lista com os nomes da vítimas (leia ao lado). Os parentes tiveram então de ceder amostras de DNA para a identificação dos corpos, que foram carbonizados. Segundo o gestor do Instituto de Criminalística do Recife, Francisco Sarmento, cinco das vítimas poderão ser identificadas pela impressão digital. As demais, no entanto, por terem sido completamente carbonizadas, exigirão exames mais complexos, que devem levar cerca de 15 dias para serem concluídos. A Noar afirmou em nota que se responsabilizará por todos os serviços de funeral, traslado e sepultamento das vítimas.

O prefeito do Recife, João da Costa, decretou luto oficial de três dias em memória às vítimas do acidente. Quase no fim da tarde, a presidente Dilma Rousseff divulgou uma nota de pesar pelo acidente aéreo, transmitindo solidariedade aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes.

Empresas e instituições de ensino que tinham algumas das vítimas como funcionários também produziram comunicados lamentando o desastre. "A direção lamenta a perda de um de seus mais brilhantes colaboradores e agradece pela competência, ética, exemplo, dedicação e amizade durante todos os anos em que esteve na empresa", diz trecho do texto divulgado pela empresa de engenharia Moura Dubeux, onde trabalhava o engenheiro Marcos Ely, que deixou esposa e dois filhos.

A Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) também lamentou a morte de um de seus professores, Bruno Albuquerque. Segundo a instituição de ensino, Bruno, que tinha 41 anos e deixa mulher e dois filhos, ia para Natal ministrar aulas em um curso de pós-graduação em ortodontia.

Pesar "Foi com tristeza que recebi a notícia de acidente aéreo que vitimou 16 pessoas hoje, no Recife. Quero transmitir minha solidariedade aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes neste momento de dor." Dilma Rousseff, presidente da República

Vítimas » André Freitas » Antônia Jalles » Breno Faria » Bruno Albuquerque » Camila Marino » Carla Moreira » Débora Santos » Ivanildo Santos Filho » Jonhson do Nascimento Pontes » Marcelo Campelo » Marcos Ely Soares de Araújo » Maria da Conceição de Oliveira » Natã Braga da Silva » Raul Farias » Rivaldo Cardoso (piloto) » Roberto Gonçalves (copiloto)