Título: Avião cai em quatro minutos e 16 morrem
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Fonte: Correio Braziliense, 14/07/2011, Brasil, p. 10

Voo 4896 Aeronave com menos de um ano de uso deixa o Recife com destino a Natal e apresenta problemas logo após a decolagem. A queda, seguida de explosão, ocorreu em um terreno baldio, próximo à praia de Boa Viagem

Um piloto que estaria de folga, um alerta de emergência 55 segundos após a decolagem, a tentativa de fazer um pouso de emergência no mar do Recife e a queda em um terreno baldio no bairro de Boa Viagem. Eis o roteiro de uma tragédia que culminou, ontem, na morte de 16 pessoas na capital pernambucana. Elas estavam a bordo de uma aeronave de médio porte, LET 410, da Empresa Noar Linhas Aéreas, e haviam deixado o Aeroporto Internacional dos Guararapes às 6h51 com destino a Natal e Mossoró (RN). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os problemas começaram a ser alertados por Rivaldo Paurílio Cardoso menos de um minuto após o início do voo 4896. O piloto relatou a intenção de pousar no sentido contrário à decolagem. Quatro minutos depois, o avião sumiu do radar, culminando no 50º acidente com o modelo produzido pela República Tcheca nos últimos 10 anos (veja arte).

Testemunhas dizem que Rivaldo tentou desviar de edificações do bairro de luxo pernambucano. Mas o cenário depois do choque contra o chão ficou devastador. Ao lado da aeronave totalmente destruída pelo fogo havia corpos queimados e carbonizados. Onze viaturas do Corpo de Bombeiros participaram da operação, entre carros de resgate, de salvamento e de combate a incêndios. As chamas foram apagadas em 40 minutos, em um esforço de encontrar pessoas com vida, o que não ocorreu.

Pela manhã, parentes das vítimas buscavam informações nos aeroportos do Recife e de Natal e eram encaminhadas a hotéis da cidade. A Noar Linhas Aéreas divulgou o nome dos passageiros e da tripulação à tarde e, em coletiva, informou que os 16 corpos serão identificados por meio de exames de DNA.

O diretor comercial da companhia aérea, Giovanne Farias, informou que o avião, com menos de um ano de uso, havia passado por uma manutenção no fim de semana passado. Houve inspeção e troca de peças, e a aeronave tinha voado 17 horas desde então ¿ na maioria do período sem passageiros. " A aeronave estava com o peso de 5.559kg e o máximo permitido é de 6.600kg. Estava dentro das normas", disse. Segundo o presidente da Noar, Djalma Cintra Jr., durante e após os testes, não houve relatos dos pilotos sobre nenhum tipo de perda de potência dos motores. "Colocaria minha família no avião, como já coloquei diversas vezes", disse.

Os representantes da companhia evitaram falar sobre a situação irregular do piloto. Segundo parentes de Rivaldo Paurílio Cardoso, pela escala de plantão, ele não deveria estar pilotando a aeronave. Neto da vítima, Leonardo Cardoso contou que o avô atendeu um pedido de um amigo que precisava resolver problemas particulares.

Caixas-pretas Os gravadores de dado e de voz da aeronave foram encontrados pela Força Aérea Brasileira ontem mesmo. Em nota, a FAB divulgou que a leitura das caixas-pretas, caso não tenham sido danificadas, será feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Também recolhidos, os motores serão enviados para análise ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).