Título: Triunvirato da articulação política
Autor: Jeronimo, Josie ; Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 15/07/2011, Política, p. 4

Não foi só a presidente Dilma Rousseff quem mudou. As denúncias que atingiram o governo ¿ e afetaram a composição da Esplanada dos Ministérios ¿ obrigaram um redesenho da equipe de articulação política. No lugar da concentração de poder existente na gestão do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, a equipe de articulação do Planalto hoje é composta pelo triunvirato formado pela ministra de Relações Institucionais; Ideli Salvatti, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; e o o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Assim como Dilma, Ideli e Gleisi têm fama de duronas. Mas os parlamentares da base têm relatado no Congresso melhoria no canal de interlocução do Legislativo com o Executivo e na mudança de comportamento também de Ideli, que tem recebido elogios pela gentileza no trato com deputados e senadores. "Agora, quando a gente liga, elas nos atendem. Antes, além de não nos atenderem, se deixássemos recado, só retornavam em uma semana. Ou nem retornavam", reclama um senador da base, lembrando a dificuldade que parlamentares tinham em falar com Palocci e o ex-ministro de Relações Institucionais Luiz Sérgio.

O senador Humberto Costa afirma que as mudanças na articulação política melhoraram, também, o trabalho dos líderes partidários das siglas aliadas. "Houve uma alteração no desenho da articulação política. Não havia uma divisão clara das tarefas. Essa mudança facilitou muito. A ajuda do Gilberto Carvalho também facilitou." (JJ)