O ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa, primeiro delator da Operação Lava Jato, afirmou que a empreiteira Andrade Gutierrez pagou propinas para o PMDB.

Segundo Costa, os valores foram “cobrados e geridos” pelo empresário Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, apontado como lobista e operador do partido no esquema de corrupção que se instalou na estatal petrolífera.

Fernando Baiano faz exame de corpo de delito em Curitiba

Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB no esquema

O delator afirmou à Polícia Federal, em relato de 7 de setembro de 2014, que a partir de 2008 ou 2009 a cobrança à Andrade Gutierrez passou a ser feita por Fernando Baiano, não mais pelo doleiro Alberto Youssef – personagem central da Lava Jato.

Paulo Roberto Costa contou que a empreiteira, mesmo após “ganhar algum contrato” sob responsabilidade de sua diretoria “custava a depositar o valor devido ao PP”.

________________________________________________________

VEJA TAMBÉM:

Delator diz que recebeu US$ 1,5 milhão para ‘não atrapalhar’ compra de Pasadena

Lobista tinha boa circulação entre todos os partidos, diz Costa

_________________________________________________________

Costa foi indicado para o comando da Abastecimento em 2004 pelo então deputado José Janene (PP/PR), morto em 2010. O PP, segundo o delator, era o destinatário de porcentual sobre contratos fraudulentos afetos à Diretoria de Abastecimento.

Com a substituição de Youssef por Fernando Baiano, o PMDB passou a ser contemplado com a propina.

Ele relatou que Fernando Baiano mantém “proximidade” com o empreiteiro Otávio Azevedo, presidente da holding Andrade Gutierrez. Ele declarou ainda que o lobista “tem algum negócio em comum” com Azevedo.

COM A PALAVRA, A ANDRADE GUTIERREZ

Em nota, a Andrade Gutierrez contestou com veemência a versão do delator da Lava Jato, Paulo Roberto Costa. A empresa afirmou que nunca fez parte de qualquer acordo de favorecimento envolvendo partidos políticos.

LEIA A ÍNTEGRA DO ESCLARECIMENTO DA ANDRADE GUTIERREZ

“A Andrade Gutierrez nega e repudia as acusações – baseadas em ilações e não fatos concretos – feitas pelo sr. Paulo Roberto Costa em seu depoimento divulgado hoje (23) e afirma, como vem fazendo desde o início das investigações, que nunca fez parte de qualquer acordo de favorecimento envolvendo partidos políticos, a Petrobrás e a empresa. Cabe lembrar que em depoimentos já concedidos à Polícia Federal pelos srs. Alberto Youssef e Fernando Soares e divulgados pela imprensa, os mesmos deixaram claro que não há qualquer envolvimento da companhia e seus executivos com os assuntos relacionados às investigações da Operação Lava Jato. A Andrade Gutierrez reitera mais um vez que não tem ou teve qualquer envolvimento com os fatos relacionados com as investigações em curso.”

COM A PALAVRA, A DEFESA DE FERNANDO BAIANO

Em depoimentos à Polícia Federal, Fernando Baiano negou que tenha pago propina na Petrobrás. O criminalista Nélio Machado, que o defende, afirmou que só vai se manifestar sobre o teor dos depoimentos de Paulo Roberto Costa no âmbito de seu acordo de delação após ter acesso à íntegra do teor dos depoimentos.

COM A PALAVRA, O PMDB

O partido vem negando que tenha participado do esquema de pagamento de propinas na Petrobrás e também nega que Fernando Baiano seja operador da sigla.