Título: Chávez vem tratar câncer no Brasil
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 15/07/2011, Mundo, p. 17
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff para vir se tratar no Brasil do câncer. A informação da agência de notícias Reuters foi atribuída anonimamente a uma fonte do governo brasileiro. De acordo com essa versão, o líder venezuelano será atendido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Não foi informado quando Chávez iniciaria o tratamento, o que dependeria de alguns exames médicos.
O mandatário venezuelano vai se tratar na mesma instituição onde o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, submeteu-se, no ano passado, a sessões de quimioterapia para combater um câncer linfático. Há duas semanas, o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, contatou Caracas, propondo que Chávez se tratasse no Brasil como Lugo. O governo venezuelano arcará com os custos do atendimento, assim como Assunção fez em relação a Lugo.
Oficialmente, o Sírio-Libanês não comenta o caso. Fontes do hospital, contudo, disseram ao Correio que a instituição teria recebido instruções para preparar a chegada de Chávez. O tratamento contra o câncer que enfrenta e as recentes cirurgias pelas quais passou não foram obstáculo para o presidente venezuelano tentar retomar a rotina.
Ontem, em Caracas, ele voltou a mostrar seus dotes de cantor amador, durante os festejos pelo bicentenário de aprovação da primeira bandeira nacional da Venezuela. Chávez pediu um microfone para acompanhar o cantor Cristóbal Jiménez em uma música típica de seu país. A "canja" ocorreu pouco depois de um rápido discurso que fez, vestido com uniforme militar.
Diagnóstico Na véspera, o mandatário admitira pela primeira vez à imprensa que poderia ter que se submeter a um tratamento de rádio ou quimioterapia. "Continuarei fazendo tudo que tiver de fazer para vencer de novo esta difícil batalha (contra o câncer), para continuar vivendo com vocês, para continuar vendo a pátria cada vez mais livre, mais bela, mais feliz, mais bonita", declarou, durante o evento ao ar livre.
No começo de junho, em uma visita a Cuba, o presidente teve diagnosticado um câncer. Médicos cubanos cuidaram de um abscesso na região pélvica. Doze dias depois, em 20 de junho, retiraram um tumor que, segundo Chávez, era do tamanho de uma bola de beisebol. Ele não revelou o órgão afetado pela doença, mas especula-se que seja o estômago ou o cólon. (MM)