Título: Os outros afilhados de Valdemar
Autor: Lyra, Paulo de Tarso ; Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 20/07/2011, Política, p. 2

Pelo menos três pessoas da cidade natal do deputado foram trazidas de Mogi das Cruzes para trabalhar em órgãos ligados à pasta

O grupo do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) instalado no Ministério dos Transportes vai além dos 12 servidores demitidos até agora. O parlamentar indicou outras três pessoas, todas de sua cidade, Mogi das Cruzes (SP), para cargos importantes no ministério e órgãos ligados à pasta. Os servidores são Nilo Moriconi Garcia, ouvidor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) desde 2005, e o casal Eduardo Lopes e Ana Fátima Feliciano Lopes, que chegou ao Ministério dos Transportes em 2008. Nilo Moriconi faz parte do Diretório Nacional do PR desde março do ano passado.

Eduardo atua dentro do Dnit, na Subsecretaria de Assuntos Administrativos do ministério. Já Ana Fátima está lotada na Secretaria de Política Nacional de Transportes. Assim que chegou à secretaria, foi nomeada pelo então ministro, Alfredo Nascimento, para o cargo de coordenadora-geral de Análise de Editais no Departamento de Outorgas. Procurada pelo Correio, Ana Fátima disse que chegou a Brasília com o marido em 2008. Mas não quis falar sobre a relação com Valdemar Costa Neto. "Não tenho nada a declarar. A mim isso não afeta em nada." A reportagem não conseguiu localizar Eduardo e Nilo. No telefone da casa do ouvidor da ANTT em Mogi das Cruzes, uma irmã dele disse que a nomeação foi feita pelo presidente à época, Luiz Inácio Lula da Silva, sem influência de Valdemar.

"Todo mundo que foi embora de Mogi das Cruzes, chamado por Valdemar, foi para trabalhar no Ministério dos Transportes. Essas pessoas têm vínculo de amizade com ele, muito maior do que Frederico Augusto. São "braços direitos" e conhecem Valdemar desde a juventude", diz um morador de Mogi das Cruzes próximo ao deputado. O Ministério dos Transportes, por meio da assessoria de imprensa, diz não ter conhecimento das indicações feitas por Valdemar. A secretária de imprensa do PR afirma que as indicações partem da legenda. "Valdemar, como secretário-geral, é sempre signatário das indicações."