Título: Mantega crê em acerto
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 21/07/2011, Economia, p. 16
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu ontem que o governo dos Estados Unidos conseguirá fechar um acordo com o Congresso sobre o aumento do teto da dívida, evitando, assim, o calote e o rebaixamento da nota do país pelas agências de classificação de risco. "Eles vão acabar chegando a um entendimento. Nos Estados Unidos, é inevitável que a autorização dos gastos seja aprovada no Congresso. Senão, eles vão engessar o governo", afirmou, em rápida entrevista na portaria do Ministério da Fazenda.
Para o ministro, a situação na Europa é mais complicada. Mas ele também acredita que as autoridades conseguirão chegar a um acerto, em especial sobre os problemas na Grécia. Os líderes da Zona do Euro se encontram hoje para definir o tamanho do novo pacote de ajuda ao país e de que forma os credores privados vão participar do esforço.
Questionado sobre a forte entrada de capital estrangeiro no país na semana passada, que, somente em um dia, ficou positivo em US$ 7,358 bilhões, o ministro minimizou o movimento. Para Mantega, trata-se apenas de um ajuste feito pelos bancos por causa do aumento do depósito compulsório cobrado pelo Banco Central (BC) nas posições vendidas de câmbio (apostas feitas na queda do dólar). "O fluxo está contido, está regular. Tanto é que não há alterações na cotação do câmbio", disse.