Título: Ação conjunta para a região
Autor: Trindade, Naira; Tolentino, Lucas
Fonte: Correio Braziliense, 16/07/2011, Cidades, p. 33

A solução para conter o avanço da criminalidade no Entorno pode estar na aplicação de ações conjuntas entre os governos de Goiás e do Distrito Federal. O assunto foi tema de discussão ocorrida na tarde de ontem, em Goiânia (GO), entre o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, e o titular da pasta goiana, João Furtado Neto. Os dois se encontraram com representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, Edemundo Dias, para debater melhorias na região.

Entre as medidas está o apoio aos trabalhos da polícia goiana no Entorno. Para isso, as autoridades locais aguardam a definição dos termos do acordo de cooperação entre os governos federal, do DF e de Goiás. O pacto está em análise no Ministério da Justiça e será uma forma de colocar em prática medidas de apoio aos policiais que atuam no Entorno.

Ajuda judiciária Avelar ressaltou a importância da contribuição do governo federal nas ações de diminuição da violência no Entorno. "Embora administrativamente o Entorno seja parte de Goiás, o governador Agnelo Queiroz sabe da necessidade de se encontrar uma solução conjunta para o problema. E, para isso, é importante a união das forças de segurança de Goiás e do DF, mas é também muito importante a participação do governo federal nesse esforço."

A violência na região mobilizou o governo ao longo da semana. Agnelo chegou a pedir ajuda à presidente Dilma Rousseff, em reunião na última quinta-feira. Na próxima semana, pelo menos 18 policiais civis da Força Nacional Judiciária serão deslocados para Luziânia para reduzir o número de processos parados no Entorno à espera de investigação. Procurado, o secretário João Furtado Neto, de Goiás, não retornou às ligações do Correio.