Título: Parceria polêmica
Autor: Lyra, Paulo de Tarso ; Álvares, Débora
Fonte: Correio Braziliense, 27/07/2011, Brasil, p. 7

Especial para o Correio

Antes mesmo do lançamento oficial do programa Ciência sem Fronteiras, o governo brasileiro vem mantendo conversas com autoridades britânicas sobre o envio de 10 mil estudantes às universidades do Reino Unido. A imprensa britânica lançou críticas indiretas à qualidade da formação dos possíveis candidatos em meio às discussões da oposição e do Sindicato de Universidades e Faculdades britânicos sobre o tema.

O jornal Observer expôs, em reportagem publicada no início deste mês, a "preocupação" de que o modelo de financiamento do governo para a educação superior ficasse "cada vez mais dependente de atrair estrangeiros que, se tivessem nascido na Grã-Bretanha, talvez tivessem dificuldades em obter uma vaga na universidade". Na ocasião, a secretária-geral do sindicato, Sally Hunt, afirmou que o governo britânico não deveria usar estudantes de além-mar como "vacas leiteiras" para financiar o rombo nos fundos universitários.

O governo britânico informou, por meio da embaixada, que as acusações da oposição de que estaria realizando o acordo com o Brasil a fim de cobrir um "buraco negro" nos fundos universitários são infundadas. A embaixada afirma ainda que os fundos da educação superior fecharão o ano com superavit e que as negociações são uma "oportunidade única" para assegurar o fortalecimento das relações entre o Brasil e o Reino Unido.