Título: Briga por filhos ilustres
Autor: Camargos, Daniel
Fonte: Correio Braziliense, 31/07/2011, Política, p. 9

Municípios de Pernambuco e Minas Gerais disputam o título de berço de ex-presidentes

A disputa de municípios por filhos ilustres ficou famosa nos últimos anos pelo embate entre as pernambucanas Caetés e Garanhuns, em eterna briga pelo passe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A briga por um espaço na Certidão de Nascimento de ex-presidentes e políticos, no entanto, é extensa. Em Minas Gerais, a lista inclui Arthur Bernardes e Venceslau Brás, que ocuparam a Presidência quando a capital do país ainda era o Rio de Janeiro. Personagens do século passado, a cidade de nascimento dos dois, assim como a de Lula, é uma questão ainda aberta.

A polêmica em torno do ex-presidente Lula se deve ao desmembramento do município de Garanhuns. A região em que ele nasceu hoje é território da cidade de Caetés. Daí a disputa interna pernambucana para definir quem é o berço do fundador do PT. Pelo mesmo motivo, cidades mineiras brigam por Bernardes, e Brás. Nos livros de história está cravado que Arthur Bernardes é natural de Viçosa, na Zona da Mata mineira. O político foi presidente de Minas Gerais ¿ o equivalente a governador nos dias atuais ¿ e também do Brasil.

O ex-presidente mineiro criou um séquito, chamado de "bernardistas" e marcou época na história da República Velha. Deixou um legado na cidade e é considerado o responsável pela fundação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mas Bernardes também é ligado à história da pequena Cipotânea, cidade de 6,5 mil habitantes. "No livro de tombos, que registra os batizados, consta que ele nasceu aqui", garante o padre Rogério Venâncio Resende. O professor aposentado Adair Moreira também tem certeza do local de nascimento de Bernardes. Ele conta que seu avô José Gomes Moreira foi amigo de infância do então garoto Arthur e que o futuro presidente se mudou para Viçosa quando tinha cinco anos, em 1880.

Registros Distante 90 quilômetros de Cipotânea, Viçosa ostenta na praça principal a Casa Arthur Bernardes, museu com objetos e arquivos do ex-presidente reunidos na propriedade em que Bernardes morou. A coordenadora do espaço, Helena Fortes, não tem dúvida. "Ele nasceu em Viçosa. Tem tudo aqui registrado", afirma. Além disso, a casa e a ligação do ex-presidente com a cidade são argumentos fortes para sustentar o local do nascimento. O professor Adair apresenta, porém, outro argumento para defender o nascimento em Cipotânea: "A ponte de ferro, principal atração da cidade, foi construída durante o governo de Arthur Bernardes. A família dele se mudou para Viçosa porque lá já era uma cidade constituída", explica.

Eleito presidente em 1914, Venceslau Brás é disputado por Itajubá e Brasópolis, no sul de Minas. Na segunda metade do século 19, quando o ex-presidente nasceu, o local era distrito de Itajubá. Desse detalhe nasce a confusão, com cada uma das cidades puxando o ex-presidente para o seu lado. Em Itajubá, a certeza é tanta que no mês que vem será inaugurada uma ala no museu da cidade com objetos do ex-presidente. Emancidada, Brasópolis lamenta que o Solar dos Brás, casa em que o ex-presidente nasceu e que foi durante anos sede de uma escola, tenha sido demolido.