Além dos pedidos corporativos dos deputados, o candidato do PMDB à presidência da Câmara Eduardo Cunha (RJ) precisou lidar ontem com os pedidos de esposas dos parlamentares. Um deles em especial foi refeito em chá oferecido às mulheres por Nilda Gondim (PMDB-PB), em homenagem a Cunha. Izamar Rodrigues, esposa de Remídio da Amatur (PR-RR), pediu que Cunha analise o retorno da cota de passagens aéreas para as mulheres dos políticos. O pedido já havia sido feito quando o peemedebista visitou Roraima.

Izamar comentou que, apesar de o PR, partido do marido, ter decidido fazer bloco oficial com o PT na Câmara, ela fez questão de ir ao chá porque tem muita simpatia por Cunha. Indagada se acreditava que poderia influenciar no voto do marido, disse:

- O casal sempre tem que estar em acordo. O PR fechou com o PT, mas temos simpatia pelo Eduardo Cunha. Ele é muito receptivo com as esposas. Ele foi a Roraima e chamou as mulheres de deputados. Eu fiz até um pedido a ele: retornar o nosso direito às passagens (da cota parlamentar). A gente mora longe, é difícil. Mulher de político abdica da sua própria vida. Sem a cota para as mulheres ficou muito difícil.

Depois do escândalo do uso indevido das passagens da cota parlamentar para viagens de férias e de familiares, a Câmara decidiu que apenas os deputados teriam direito a passagens, abrindo exceção apenas para assessores, desde que autorizado pela Mesa Diretora. Segundo Iza, Cunha prometeu lutar, se eleito, para que o direito das mulheres às passagens seja garantido.

Cunha ficou menos de dez minutos no evento, que reuniu cerca de 20 mulheres. Mais cedo, ele e seus três concorrentes, Arlindo Chinaglia (PT), Júlio Delgado (PSB) e Chico Alencar (PSOL), estiveram no hotel onde estão hospedados os 198 deputados que assumirão hoje, pela primeira vez, um mandato na Câmara.

À noite, Cunha e Chinaglia reuniram deputados em dois clubes diferentes de Brasília. No menu, a disputa de hoje.