Título: Energia tem nota baixa
Autor: Monteiro, Fábio
Fonte: Correio Braziliense, 28/07/2011, Economia, p. 20

A Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) divulgou que 76,7% dos consumidores residenciais de energia elétrica estão satisfeitos com o serviço prestado atualmente. Mas o Centro-Oeste e o Norte, considerados uma única região pelos critérios da pesquisa, foram os que apresentaram a menor aprovação dos usuários de energia elétrica, com apenas 68,2% dos entrevistados satisfeitos. A pesquisa não detectou os problemas mais recentes enfrentados pelos brasileiros, como o vendaval que ocorreu em junho em São Paulo e deixou milhares de clientes no escuro.

A explicação para a elevada média de satisfação no país, segundo a Abradee, deve-se ao relacionamento dos consumidores com as distribuidoras de energia. "Nem sempre uma experiência traumática de um usuário resulta em queda no número de pessoas contentes com o serviço. Às vezes, o atendimento e a solução apresentada acaba obrigando uma maior exposição da empresa", argumentou Leite.

No total, foram ouvidos consumidores de 26.125 domicílios espalhados por 905 municípios de todo o país. As entrevistas questionaram os assinantes acerca de aspectos como fornecimento, atendimento, conta, imagem, informação e comunicação. A Região Sul foi o lugar onde os consumidores mostraram maior grau de satisfação, com 84,6% de avaliações positivas.