Título: Embaixador Lula em missão no exterior
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 28/07/2011, Política, p. 8

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Ex-presidente brasileiro é a estrela de evento que será realizado na Colômbia, na próxima semana, para estreitar o comércio entre os dois países

São Paulo ¿ A agenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue agitada na primeira semana de agosto. Ele vai dar três palestras a empresários e abrirá, no dia 4, com direito a discurso, o 1º Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil, em Bogotá, ao lado do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno. Segundo a organização do evento, a expectativa é de que o fórum reúna mais de 500 líderes empresariais e autoridades governamentais do Brasil e da Colômbia.

O encontro se propõe a aumentar o comércio e os investimentos bilaterais. A organização ficou a cargo do Gabinete da Presidência da República da Colômbia e da agência de promoção comercial Proexport, também do país vizinho. Lula é esperado como convidado especial e vem sendo apresentado no material de divulgação do evento como a grande estrela do fórum. Além do ex-presidente brasileiro, vão palestrar no fórum o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e os governadores Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Eduardo Campos (PSB-PE).

Segundo dados da organização do evento, o volume de comércio bilateral entre o Brasil e a Colômbia quadruplicou desde 2004, atingindo a importante cifra de US$ 3 bilhões anuais. Apesar do crescimento, esse valor está aquém do potencial de integração entre os dois países. Caberá ao BID, que é a principal fonte de financiamento para o desenvolvimento da América do Sul, promover uma maior integração entre as duas nações. A instituição planeja duplicar os recursos destinados a financiar o desenvolvimento por meio do setor privado para cerca de US$ 3 bilhões por ano para toda a região.

O evento conta ainda com a participação de importantes personalidades brasileiras, como José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras; e dos empresários Jorge Gerdau, do Grupo Gerdau; Guilherme Leal, da Natura; André Esteves, do BTG Pactual; e Marcelo Odebrecht, do Grupo Odebrecht.