Título: Crianças sem salas de aula
Autor: Branco, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 29/07/2011, Cidades, p. 27

Para saber mais

A Vila Estrutural conta somente com duas escolas, ambas centros de ensino fundamental. Juntas, elas recebem diariamente 3,5 mil crianças e não são suficientes para suprir a demanda por educação.

De acordo com a administradora, Maria do Socorro Fagundes, todos os dias pelo menos 10 ônibus deixam a região levando estudantes para o Guará e o Cruzeiro. A expectativa é que o problema seja amenizado quando ficar pronto o primeiro centro de educação infantil da Estrutural, cuja inauguração está prevista para outubro deste ano.

Atualmente, mais de 2,5 mil crianças com menos de seis anos estão fora da sala de aula. Também há terrenos destinados para a construção de uma segunda pré-escola, de mais um centro de ensino fundamental e da primeira instituição de ensino médio. Mas não há previsão de quando ficarão prontos.

Quanto às invasões em áreas de preservação, Maria do Socorro diz que a ideia é acomodar parte das famílias em moradias construídas por meio do Programa Integrado da Vila Estrutural (PIV), que conta com recursos do Banco Mundial.