Título: PR perde mais espaço na Esplanada
Autor: Lyra, Paulo de Tarso; Álvares, Débora
Fonte: Correio Braziliense, 29/07/2011, Política, p. 2

CRISE NOS TRANSPORTES

Após série de exonerações que culminou com a troca de comando na pasta, Paulo Sérgio Passos anuncia seu novo secretário executivo, um funcionário de carreira com perfil técnico, sem vínculos partidários

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, definiu ontem, oficialmente, o primeiro nome de sua equipe de trabalho. Miguel Mário Bianco Masella foi confirmado secretário executivo da pasta. Ele ocupava interinamente o posto e acumulava a função com o cargo de secretário de Gestão. Sem qualquer filiação partidária ou ligação com o PR, Masella é funcionário de carreira e considerado um dos maiores especialistas do setor de transportes no país.

O anúncio ocorreu na véspera do primeiro balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Dilma Rousseff, que deve corroborar o baixo desempenho da pasta no principal conjunto de ações de infraestrutura do país. Como adiantou o Correio na edição de ontem, a presidente está disposta a fazer um pente-fino nos ministérios responsáveis pelas grandes obras do país, incluindo a possibilidade de reformulações nas áreas que operarem aquém do esperado por Dilma.

A indicação de Masella encaixa-se nessa proposta. Ele é homem de confiança do ministro Paulo Sérgio Passos e já havia exercido o cargo de diretor executivo dos Transportes entre os meses de abril de 2006 e 2007. Naquele período ¿ que coincidiu com a desincompatibilização do então titular da pasta, Alfredo Nascimento, para concorrer ao governo do Amazonas ¿, Passos assumiu o ministério interinamente e Masella foi seu braço direito.

Masella também integrou o Conselho de Administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ¿ órgão decisório da autarquia, acima da diretoria colegiada. Segundo explicou uma fonte do setor, isso ocorre porque, automaticamente, os secretários executivos do ministério integram o Conselho de Administração, tanto do Dnit quanto da Valec.

Preocupação Após participar de um evento no Palácio do Planalto ontem, o secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, afirmou que Dilma Rousseff está analisando com cuidado os currículos dos candidatos a ocupar as vagas abertas tanto no Ministério dos Transportes quanto no Dnit e na Valec. Ela também está preocupada que esse processo não demore muito tempo para ser concluído, "para que a gente não perca a dinâmica das obras", disse o ministro (veja matéria abaixo).

Gilberto Carvalho reconheceu que o principal cuidado tomado pelo Palácio do Planalto é aliar a competência técnica com a idoneidade. E que esse pressuposto também é levado em conta para a permanência ou não das pessoas que ainda estão ocupando os cargos na máquina pública. "Se a pessoa que está lá for idônea, não há necessidade de fazer uma mudança total. A presidente é muito cuidadosa nesse ponto de vista. Rigor nas verificações implica também no respeito às pessoas", ponderou.

O ministro também é cauteloso ao analisar a situação do PR nesse episódio. O partido reclamou que está sendo "demonizado" após a descoberta do escândalo no ministério comandado pela legenda. "Acho errado que um partido seja completamente questionado porque teve no seu seio pessoas que cometeram erros. Outras legendas, inclusive o da presidente (PT), já tiveram problemas", declarou. Gilberto Carvalho lembrou ainda que o PR sempre foi uma sigla fiel ao governo. "O nosso diálogo com o PR é maduro, já vem de muito tempo. O PR é formado por gente idônea, que, como nós, quer o bem do país."

Currículo Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Masella fez o curso de técnico de planejamento na Escola de Administração da Fundação Getulio Vargas e o mestrado em engenharia de transportes no Instituto Militar de Engenharia (IME). Além disso, integra o comitê gestor das obras da BR-319 e coordena o grupo de trabalho do ministério para as obras da Copa do Mundo de 2014.