Título: Falha nos aditivos
Autor: Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 17/07/2011, Política, p. 4

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, admitiu que ¿falha¿ da equipe de planejamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pode ter causado aditivos de mais de 100% do valor de uma obra rodoviária. A afirmação foi feita ao comentar a suplementação orçamentária para a obra da BR-101, no Rio de Janeiro. O empreendimento foi licitado em R$ 20,4 milhões e, além do valor global, recebeu outros R$ 25 milhões em aditivos.

Passos alegou que o grande número de vias marginais, viadutos, custos de desapropriação e remanejamentos de redes de áreas urbanas encareceu a obra. Questionado se as variáveis já não deveriam estar previstas na formação inicial do preço da concorrência, o ministro admitiu erro do departamento de infraestrutura da pasta. ¿Pode ter havido falha no projeto original, sim. A área de planejamento do Dnit é responsável.¿

O ministério convocou coletiva para explicar reportagem publicada na revista Istoé que aponta a destinação de R$ 78 milhões em créditos suplementares para obras da pasta consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Passos deu detalhes sobre o andamento das obras, negando que os empreendimentos estivessem em conflito com o tribunal. Ele disse que não há relação entre os repasses dos créditos suplementares e o financiamento de campanha do PR em 2010.

Questionado sobre a permanência de Luiz Antônio Pagot à frente do Dnit, apesar das denúncias que atingem o departamento, o ministro disse que caberá à presidente Dilma Rousseff decidir o futuro do indicado do senador Blairo Maggi (PR-MT) no cargo. ¿Neste momento, ele está de férias. Não posso falar de decisões que pertencem à presidente.¿