Título: Craques brasileiros na matemática
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 23/07/2011, Cidades, p. 36

Estudantes garantem medalhas de prata e bronze em evento internacional que reúne 600 jovens na capital da Holanda

Seis brasileiros garantiram bons resultados para o país na Olimpíada Internacional de Matemática, que termina amanhã na capital holandesa, Amsterdã. Os estudantes André Macieira Braga, João Lucas Camelo Sá e Henrique Fiúza do Nascimento, de Brasília, conquistaram medalhas de prata, enquanto Débora Barbosa Alves, Maria Clara Mendes Silva e Gustavo Lisbôa Empinotti foram premiados com bronze. Seiscentos jovens participaram do evento.

Com o resultado, o time do Brasil se classificou em vigésimo lugar entre os 100 países inscritos na disputa. O desafio imposto às equipes foi a resolução de seis complexos problemas matemáticos. As questões foram divididas em dois dias de provas, com duração de quatro horas e meia cada.

O representante do DF, Henrique Fiúza do Nascimento, é aluno do Colégio Militar de Brasília e foi selecionado por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática, assim como os outros cinco integrantes da equipe do Brasil. No ano passado, ele foi o primeiro colocado entre alunos do ensino médio de Brasília e abocanhou o 15º no ranking nacional.

O brasiliense participa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas desde 2005 e já conquistou seis medalhas de ouro. Na competição nacional, foi medalha de prata em 2010. Quando concluir o ensino médio, Henrique pretende cursar engenharia.

Intensivo Antes de embarcar para a Holanda, os jovens brasileiros enfrentaram um treinamento intensivo de três semanas, com uma média diária de 10 horas de estudo. Das 27 vezes em que o Brasil participou da Olimpíada Internacional de Matemática, a melhor colocação foi alcançada em 2008, quando o time ficou com a 16ª posição. No ano passado, a equipe garantiu o 35º lugar. Desde 1979, ano da estreia dos brasileiros na competição, os estudantes conquistaram 90 medalhas: oito de ouro, 23 de prata e 59 de bronze. Dos seis membros da equipe, três são alunos de escolas públicas.

Além das provas que testam os conhecimentos matemáticos dos 600 participantes, o evento promove passeios, visitas a museus e jogos esportivos com a intenção de promover o intercâmbio entre os competidores de diversos países. No site oficial do projeto ¿ www.imo2011.nl ¿ é possível ler e assistir reportagens, conferir fotos e conhecer um pouco da história da Olimpíada Internacional de Matemática, assim como do país-sede em 2011.