Título: O tripé da qualificação
Autor: Azedo, Luiz Carlos; Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 23/07/2011, Política, p. 6

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) faz parte do tripé educacional que a presidente Dilma Rousseff pretende ver implementado para garantir que o país tenha mão de obra com altíssima especialização, capaz de levar o ciclo de desenvolvimento apara outro patamar. As bolsas de estudos no exterior aos melhores qualificados nos exames nacionais de qualidade de ensino e a atração de cientistas estrangeiros para as universidades completam a proposta do Palácio do Planalto.

A meta da presidente é inaugurar 81 novas escolas técnicas neste ano e outras 200 até 2014. Com isso, serão 554 unidades m todo o país, se ela conseguir alcançar essa meta ¿ uma de suas promessas de campanha. Entre os cursos disponíveis estão hotelaria, culinária e informática, com capacidade para atender cerca de 600 mil estudantes.

Financiamento Além do Pronatec, o governo também prevê a ampliação do alcance da linha de crédito do Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies), que aumenta o prazo para quitar o débito com as universidades privadas. O novo Fies será bancado pelo Ministério da Educação, Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), Sistema S (Sesi e Senai) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). (TP e LCA)