Título: Pesquisa de ponta
Autor: Azedo, Luiz Carlos; Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 23/07/2011, Política, p. 6

Pesquisador da Duke University, nos Estados Unidos, o neurocientista Miguel Nicolelis é autor do livro Muito além do nosso eu (Cia. das Letras), que usa linguagem simples para explicar os avanços, nos últimos anos, da interação entre o cérebro e as máquinas. Uma de suas metas mais ambiciosas é fazer com que uma pessoa paraplégica consiga dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014.

Nicolelis trabalha em um projeto chamado "Walk Again" (andar novamente, em inglês) que tem como objetivo construir uma roupa robótica de corpo inteiro destinada a pacientes com alto grau de paralisia. A pessoa voltaria a andar graças à leitura de sinais que o cérebro envia, mas que não chegam aos membros inferiores, e seriam captados pelo traje. O projeto está em fase de testes e um protótipo deve ser usado em primatas até o fim deste ano. Pessoas com paralisia só poderão entrar na fase experimental se o teste com primatas for bem sucedido.

Defensor da descentralização da pesquisa científica, hoje concentrada no eixo Rio-São Paulo, Nicolelis fundou o Instituto Internacional de Neurociências de Natal, além de outras três escolas de ciências para alunos da rede pública, em Natal, Macaíba (RN) e Serrinha (BA). (TP)