O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou pela primeira vez publicamente, nesta sexta-feira, 24, em um encontro com petistas de São Paulo, que a presidente Dilma Rousseff, sua sucessora, crie fatos positivos em seu governo de forma a abrir uma saída para a crise política que se arrasta desde a posse, em 1.º de janeiro.

“Nós temos de dizer em alto e bom som dentro do PT, para a companheira Dilma ouvir e para os nossos deputados e militantes ouvirem, que nós precisamos começar a dizer o que nós vamos fazer neste segundo mandato, qual é a política de desenvolvimento que nós vamos colocar em prática, qual é o tipo de indústria que nós vamos incentivar”, disse Lula, em um discurso inflamado de mais de 40 minutos, durante a abertura do 3.º Congresso das Direções Zonais do PT São Paulo, na noite de desta sexta na capital.

Em conversas fechadas o ex-presidente tem adotado há algumas semanas o mesmo discurso, com palavras mais diretas. Nestas conversas ele diz que Dilma não pode concentrar os esforços apenas na área econômica e que o governo “precisa governar” para criar notícias positivas que ajudem a reverter o “mau humor” da população.

Tema único. Nesta sexta, Lula reclamou de que o único tema nos últimos cinco meses é o ajuste fiscal. Segundo ele, é preciso dar um assunto aos petistas para que eles possam contrapor, “na mesa do bar”, as críticas ao partido e ao governo.

Além das cobranças, Lula conclamou os militantes presentes a defender Dilma. “Nem o PT sobrevive sem a Dilma nem a Dilma sobrevive sem o PT. Temos que ser unha e carne. Se Dilma fracassar é o PT quem fracassa e, se o PT fracassar, a gente vai contribuir para o fracasso da Dilma. E eu não vim ao mundo para fracassar.”

Disse ainda que, se Dilma está encontrando dificuldades, não é para o partido se afastar. “Temos de chegar juntos e empurrar para que ela continue sendo a Dilma que nós elegemos presidente da República.”

Preocupação. Ao falar sobre o segundo mandato de sua afilhada política, Lula destacou: “Precisamos dizer ao povo porque quisemos o segundo mandato de Dilma. Eu sempre tive preocupação com segundo mandato, porque segundo mandato é como segundo casamento, tem que ser melhor que o primeiro.” E ponderou: “Ninguém pode duvidar da dignidade e caráter da companheira Dilma, comprometida com o povo e com a classe trabalhadora deste país”.

Lula também endereçou uma cobrança ao PT. “O PT precisa errar menos. O PT não pode fazer aquilo que é criticado nos outros, tem que ser exemplo”, defendeu o ex-presidente. E lembrou da construção do partido, quando se vendia esperança e “utopia”. “O PT nunca teve nada de graça. E construímos coisas que nenhum sociólogo poderia imaginar que faríamos." Para Lula, era mais fácil fazer política quando o partido era oposição e pequenino.

Defesa do tesoureiro. No discurso, Lula também cobrou dos militantes a defesa do ex-tesoureiro da legenda João Vaccari Neto, que continua preso, dizendo que o PT tem que defender não apenas o Vaccari, mas o próprio partido. E disse que ninguém pediu desculpar à cunhada de Vaccari, Marice Correa de Lima, que foi presa e depois solta por dúvidas se ela era mesmo quem aparecia no vídeo.

"O PT precisa defender não apenas o Vaccari, mas também o PT das acusações que ele está sendo vítima. Defender os companheiros até que se prove o contrário."

Ao elogiar a decisão da direção do PT em não aceitar mais recursos de empresas privadas, Lula disse parece que o dinheiro do PT é amaldiçoado e o dos outros é abençoado, parece que a campanha dos outros foi feita com dízimos, vendendo churrasco nas quermesses. E voltou a citar o ex-tesoureiro: "Será que o Vaccari pegou dinheiro escrito propina ou a mesma nota que os outros pegaram?"

 

Dicas para governar e para melhorar a saúde

 

Impeachment nada. Luiz Inácio Lula da Silva está mesmo é preocupado com condicionamento físico, como mostra sua mais recente postagem nas redes sociais. “Estou preocupado com a sua saúde. Então, um conselho que eu te dou é, levanta”, diz o ex-presidente, com moletom e camiseta suada, toalha amarela pendurada no pescoço, em um vídeo de pouco mais de dois minutos publicado na tarde de ontem, 24, em sua página no Facebook.

Segundo pessoas próximas ao ex-presidente, a iniciativa de fazer e publicar o vídeo partiu do próprio Lula. Depois de mais de seis décadas de vida sedentária, na qual o único exercício eram as peladas esporádicas disputadas em campos de terra na época em que era metalúrgico, o ex-presidente está encantado com os efeitos da atividade física na terceira idade.

Desde 2012, quando começou a se recuperar de um câncer na laringe, Lula chega todos os dias de semana pontualmente às 6h na academia de ginástica do São Bernardo Futebol Clube para uma sessão de treinos físicos que inclui corrida e musculação.

No vídeo cheio de tiradas bem-humoradas, Lula aparece correndo na esteira e puxando peso nos aparelhos do SBFC. “São 10 quilos aqui, viu?”, gaba-se o petista enquanto faz uma série para fortalecer o bíceps. Lula, que chegou a usar bengala depois do tratamento contra o câncer, dá destaque especial ao trabalho nas pernas, em tom de galhofa. “Uma das coisas importantes é fortalecer os músculos, sobretudo das pernas, porque é cada vez mais peso para as pernas carregarem”, brinca o ex-presidente.